d.r. Conselho da União Europeia
António Costa com a chanceler alemã Angela Merkel na Cimeira entre a União Europeia e a Turquia
O Parlamento Alemão está a preparar um corte de relações de amizade com Portugal, numa iniciativa para poupar dinheiro. O objectivo é juntar o grupo de amizade com Portugal ao de Espanha, o que está a deixar alguns deputados indignados.
O Correio da Manhã apurou que o Parlamento Alemão se prepara para acabar com o grupo de amizade que mantém com Portugal, juntando-o ao de Espanha sob a designação genérica “Ibéria”.
A iniciativa alemã visa poupar custos, acabando com um grupo que tem meramente fins diplomáticos.
Mas a decisão está a deixar alguns “socialistas indignados, como Sérgio Sousa Pinto”, avança o CM. Este deputado do PS pretende “responder na mesma moeda e terminar com a relação” com o Parlamento alemão.
O Bloco de Esquerda (BE) está do lado de Sousa Pinto, com o líder da bancada parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, a destacar que a posição alemã é “um retrocesso”, concordando com “o fim da amizade”.
Mas no PS há quem ache mais sensato manter a cautela, como é o caso do líder do grupo parlamentar de amizade luso-alemã, Pedro Delgado Alves. É “precipitado avançar já com medidas tão drásticas, uma vez que a Alemanha ainda não tomou uma decisão definitiva”, afirma.
“Enquanto a Alemanha tiver deputados destacados para as relações bilaterais, Portugal deve manter o grupo de amizade”, refere Delgado Alves, cita o CM.
A mesma ideia defende o CDS, com a deputada Teresa Caeiro a pedir “cautela e bom senso”, enquanto a deputada do PSD Rubina Berardo nota que é “no mínimo bizarra a atitude da Alemanha”.
Já o PCP quer “aguardar mais esclarecimentos” antes de se pronunciar, como salienta a deputada Carla Cruz em declarações divulgadas pelo CM.
Fonte: ZAP