A campanha anual de profilaxia da raiva e de outras doenças que poderão ser transmitidas pelos animais ao homem (zoonoses) está a decorrer desde 25 de junho e termina a 8 de agosto. A ação decorre, em todas as freguesias do concelho e além da vacinação, será também realizada a identificação eletrónica dos cães, através da colocação de microchip.
Esta ação é da responsabilidade da Direção Geral de Alimentação e Veterinária da Região Norte e será realizada pela Médica Veterinária Municipal. Poderá consultar os locais, dias e horas calendarizados em www.cm-amarante.pt.
A colocação de identificação eletrónica tem um custo de 13 euros e a vacina antirrábica tem um custo de 5 euros.
Após esta campanha, a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica podem ser realizadas às segundas-feiras, das 14h00 às 17h00, no Centro de Recolha Oficial de Animais, mais conhecido por Canil/Gatil Municipal, situado no lugar de Madriane.
Recorde-se que a vacinação antirrábica é obrigatória (Portaria nº 81/2002 de 24 de janeiro) para todos os canídeos com três ou mais meses de idade, de acordo com o Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e Outras Zoonoses. A identificação eletrónica é obrigatória para todos os cães nascidos após 1 de julho de 2008 (Decreto-Lei nº313/2003 de 17 de dezembro) e consiste na colocação de um microchip com um número de identificação, registado numa base de dados onde consta o contacto do proprietário, útil em caso de perda ou roubo do animal de estimação.