A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através da Biblioteca Municipal, está a promover, desde o início do mês, neste período das férias escolares de Verão, um programa de actividades extra-curriculares para as crianças do concelho, que decorrem durante as tardes, nas quatro semanas do mês de Julho, entre as 14 e as 16h30, contemplando quatro dezenas de crianças e jovens residentes no concelho.
Na primeira semana, os dias iniciais foram preenchidos com Actividades Físicas no Parque Urbano da Quinta do Pinheiro, Visita ao Moinho de Cabril, em S. Martinho, visita às instalações dos Bombeiros Voluntários, Atelier de Culinária ( fabrico de bolachas caseiras ), Cinepipoca, e uma ida à Piscina Municipal do Castelo, em Fornos.
Na passada semana, as actividades regressaram com uma visita à GNR e equitação na Quinta de S. Pedro, um Atelier de Cozinha ( Pizzas ), uma passagem pela Piscina Municipal, Cinepipoca e um passeio pela Rota dos Ofícios, Câmara Municipal e instalações do Tribunal Judicial.
Na semana actual regista-se uma visita a unidades fabris de Cobres Artísticos em S. Martinho, também uma visita a uma cultura de Mirtilos e Framboesas, um Atelier de Trabalhos Manuais ( Molduras ), uma Sessão de Ioga, uma visita à Ilha dos Amores e à Praia do Castelo hoje efectuada, bem como uma ida à Piscina Municipal descoberta.
Já na ultima semana destas “ Férias em Movimento “, os participantes vão ter uma Sessão de Cinema, uma actividade com o MacDonald’s, uma visita à Pista de Aeromodelismo, na Serrinha, em Pedorido, a visita de um artesão paivense ( cesteiro ), para além da jornada de encerramento.
Destacando o interesse desta actividade municipal, gizada para a ocupação das crianças em período de férias escolares, o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, acompanhou hoje a visita das crianças à Ilha dos Amores, onde realizaram o lanche, bem como tiveram a oportunidade de efectuar um passeio de barco pelo Rios Douro e Paiva, podendo desfrutar da beleza da paisagem neste local único, onde os rios se abraçam e formam fronteiras.
O edil paivense sublinhou a oportunidade e utilidade desta iniciativa municipal, bem como as dinâmicas de grupo que estão associadas, considerando que, na acção governativa, esta e outras iniciativas orientadas para a valorização e sociabilização das nossas crianças, são entendidas como vertentes fundamentais da valorização humana, que a autarquia procura manter e até reforçar.