Na passada sexta-feira, 11 de outubro, tomou posse a Concelhia Política do Partido Socialista de Castelo de Paiva, comandada por Ricardo Cardoso, atual presidente de junta de freguesia de Santa Maria de Sardoura.
A cerimónia que decorreu no salão da Casa do Povo, sede da ADEP, com a presença de dezenas de militantes, contou com Hugo Oliveira, deputado na Assembleia da República e recém-eleito líder da Federação Distrital de Aveiro do Partido Socialista.
Ricardo Cardoso, que iniciou a sua intervenção com referências à história dos 50 anos do partido socialista, garantiu que este mandato terá como principal missão ouvir, integrar e construir um novo rumo para Castelo de Paiva.
Com uma aposta na integração da juventude na política partidária, e uma postura de abertura a todos os que se identifiquem com o projeto socialista, o novo líder assume a relevância de ouvir todos, desde militantes, comunidade em geral, empresas, instituições e movimentos associativos para construir um novo rumo.
Ao longo da sua intervenção, o novo líder socialista Paivense aproveitou para abordar a gestão municipal, recordando que o atual executivo, liderado por José Rocha do PSD, está no poder há 3 anos e que os sinais da tão prometida mudança não existem, apesar de terem herdado milhões nos cofres municipais.
Ricardo Cardoso mostrou o seu desagrado pela falta de visão da governação de José Rocha, evidente em áreas como turismo, e pelo facto de apenas haver foco com as questões menores do dia a dia. Salientou que os assuntos mais relevantes não são solucionados, nem existem planos definidos a médio e longo prazo.
Com alusões à falta de habitações e indústria para combater a desertificação, Ricardo Cardoso referiu que a Estratégia Local de Habitação está parada, enquanto os municípios à volta já constroem habitações sociais com dinheiro do PRR. Continuam a faltar novos espaços para a indústria, não avança a requalificação do CACE nem são construídas novas zonas industriais.
Apontou o dedo à falta de ambição para concorrer a fundos comunitários, dando como exemplo o recente programa que apoiaria com dinheiro a fundo perdido a construção de creches, a que o Município de Castelo de Paiva não concorreu.
O líder socialista abordou a inexistência do aumento da rede de saneamento, que continua a cobrir apenas 18% do concelho. Recordou que no tema da saúde, onde falta fazer muito, o executivo de José Rocha apenas gasta energias a tentar denegrir o executivo anterior e os profissionais que estiveram na linha da frente no combate à pandemia, como Bombeiros, Escolas, IPSS e comércio local com insinuações graves sobre os testes à Covid-19, que foram oferecidos pelo Município de Castelo de Paiva em 2020.
Ricardo Cardoso citou que Castelo de Paiva merece melhor do que um executivo municipal que se limite a esperar pelo ano de eleições para fazer obras que tentam caçar votos.
caçar votos.
Com a determinação necessária para revigorar o partido, fruto da adesão massiva de novos militantes que se têm juntado ao movimento nas ultimas semanas, o novo líder socialista terminou a sua intervenção a prometer trabalho, empenho, dedicação deixando a certeza de que será capaz de construir um Novo Rumo para o Partido Socialista e para Castelo de Paiva.