Esta quinta-feira, a China anunciou não ter registado novas infeções locais pela primeira vez desde o início da epidemia do novo coronavírus. Não se registaram novos casos de contágio local em todo o território.
Contudo, as autoridades contaram 34 casos de pessoas infetadas provenientes do estrangeiro, o que é também um recorde diário, indicou o Ministério da Saúde chinês. A maioria dos casos foi identificada em chineses que regressaram de países particularmente atingidos pela Covid-19.
Os casos foram detetados em Pequim (21), Cantão (nove), Xangai (dois) e nas províncias de Heilongjiang (um) e Zhejiang (um).
No total, desde o início do surto, em dezembro passado, as autoridades da China continental, que exclui Macau e Hong Kong, contabilizaram 80.928 infeções diagnosticadas, incluindo 70.420 casos que já recuperaram, enquanto o total de mortos se fixou nos 3.245.
O número de infetados ativos no país fixou-se em 7.263, incluindo 2.314 em estado grave.
Desde 11 de março que os números de novas infeções e de mortes permaneciam abaixo dos 21 diários, de acordo com as estatísticas oficiais. Em 12 de março, o Governo chinês declarou que o pico das transmissões tinha terminado no país.