Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Afinal, consumir laticínios é bom para o coração
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Ciência - Afinal, consumir laticínios é bom para o coração

Ciência

Afinal, consumir laticínios é bom para o coração

Last updated: 19 de Setembro, 2018
Redação
Share
4 Min Read
SHARE

(CC0/PD) AlexKlen / Pixabay

De acordo com uma nova investigação, o consumo de laticínios está associado a um menor risco de contrair doenças cardiovasculares e de morte precoce. O segredo, explicam os cientistas, está na quantidade – três doses diárias é o ideal. 

A investigação, publicada na semana passada na revista The Lancet, estuda a ligação entre o consumo de laticínios e a saúde cardiovascular. O estudo contou com dados de mais de 136 mil pessoas de 21 países.

“As diretrizes dietéticas recomendam a diminuição do consumo de produtos lácteos integrais, uma vez que estes são fontes de gorduras saturadas e supostamente prejudicam os lípidos sanguíneos, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e a mortalidade”, disse o autor principal do estudo, Mahshid Dehghan da McMaster University.

No entanto, sublinha que há poucas evidências e dados que sustentam as conclusões dos efeitos do consumo de lacticínios. E, por isso, o objetivo da pesquisa passou por avaliar a relação entre o consumo destes produtos com a mortalidade e as doenças do coração.

Procedimento experimental

Para a investigação, os cientistas da Prospective Urban and Rural Epidemiology (PURE) analisaram dados de 136.384 participantes, com idades entre os 35 e os 70 anos.

A amostra estava dividida em quatro categorias associadas ao consumo de produtos lácteos: sem qualquer consumo (28.674 indivíduos), menos de uma porção diária (55.651), uma a duas porções diárias (24.423) e mais de duas porções diárias (27.636).

Para a pesquisa definiu-se uma porção padrão diária de laticínios de 244 gramas – que corresponde a um copo de leite ou a um iogurte – ou então, 15 gramas de queijo ou 5 de manteiga.

As conclusões revelarem que o consumo de produtos lácteos é maior na América do Norte e na Europa – cerca de 368 gramas ou mais de quatro porções diárias. Em sentido oposto, os valores mais baixos registam-se no sul da Ásia, China, África e sudeste da (147, 102, 91 e 37 gramas por dia, respetivamente).

O grupo com alto consumo de laticínios integrais apresentou taxa de mortalidade de 3,4%, enquanto os que não consumiam leite e derivados alcançaram taxa de 5,6% .

Quanto aos problemas cardiovasculares, registaram-se menos mortes (0,9%) no primeiro grupo em relação ao segundo (1,6%), e também menos AVC’s não fatais (1,2% contra 2,9%, respetivamente). Apenas a quantidade de enfartes de miocárdio não registou diferenças significativas (cerca de 0,3 pontos percentuais).

Ou seja, as pessoas que consumiam mais leite ou iogurtes (mais de uma porção padrão por dia) registavam menores taxas de doenças cardiovasculares e, consequentemente, de morte prematura.

“As descobertas sustentam que o consumo de produtos lácteos pode ser benéfico para a mortalidade e para as doenças cardiovasculares, especialmente em países com rendimentos mais baixos, onde o consumo de lácteos é muito menor comparativamente com a América do Norte ou a Europa”, concluiu o investigador.

No entanto, e tal como nota o El País, o estudo não mostra uma correlação causal entre o consumo de produtos lácteos e o estado de saúde. No entanto, sublinham os investigadores, tem havido uma certa “demonização” no consumo de leite.

TAGGED:ciênciaCiência & SaúdeDestaquesaúde
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Acabou a procura. O genoma de Nemo foi descodificado
Next Article Souselo promove Setembro Cultural
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Federação das Associações da Diáspora reforça rede internacional em encontro realizado em Viseu

A Federação das Associações da Diáspora (FAD) realizou, nos dias 8 e 9 de agosto, no Solar dos Peixotos, em…

Cônsul honorária de Cabo Verde para os distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu reforça cooperação institucional entre o Rio de Janeiro e o interior português durante visita oficial à cidade maravilhosa

A cônsul honorária da República de Cabo Verde em Portugal para os…

Penafiel abre período de candidaturas para a sua nova residência universitária

Penafiel, Portugal – Os estudantes que elegeram Penafiel para o seu percurso…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?