Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: “Jangada” de rochas vulcânicas maior do que o Porto está a flutuar pelo Pacífico
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ambiente - “Jangada” de rochas vulcânicas maior do que o Porto está a flutuar pelo Pacífico

AmbienteCiência

“Jangada” de rochas vulcânicas maior do que o Porto está a flutuar pelo Pacífico

Redação
Last updated: 27 Agosto, 2019 9:00
Redação
Share
SHARE

NASA Earth Observatory / Joshua Stevens)

Uma enorme “jangada” flutuante de pedra-pomes está à deriva no Oceano Pacífico, dirigindo-se para a Grande Barreira de Corais, na Austrália.

De acordo com os média locais, esta horda, que no início de agosto era maior do que a cidade do Porto, carrega uma vasta quantidade de vida marinha que pode ajudar a salvar o maior recife de corais do mundo, reabastecendo-o com milhões de pequenos organismos.

“Teremos milhões de corais individuais e muitos outros organismos, todos juntos com o potencial de encontrar novas casas ao longo da costa”, disse Scott Bryan, professor associado de Geologia da Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália.

“Este é um caminho para os corais jovens e saudáveis ​​entrarem rapidamente na Grande Barreira”, acrescentou o cientistas.

A “jangada” de rocha vulcânica foi filmada por dois navegadores que, de um momento para o outro, perderam a visão da água do oceano e encontraram uma massa flutuante de pedras em torno da sua embarcação.

Michael Hoult e Larissa Brill partilharam a sua experiência através do Facebook, onde publicaram fotografias da “mancha de destroços” com fragmentos de vários tamanhos.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=BPnSFk71SbY?feature=oembed&w=700&h=394]

Estes escombros naturais, que são resultado de uma erupção vulcânica submarina perto de Tonga, no Pacífico Sul, atingiram já uma área enorme, sendo possível vê-la através de imagens de satélite capturadas pela agência espacial norte-americana.

Segundo noticia o Mashable, a “jangada” atingiu, a 13 de agosto, uma dimensão semelhante à de Manhattan, nos Estados Unidos (59 quilómetros). Em termos de comparação, este valor é maior do que a cidade do Porto (41 quilómetros).

Números mais significativos avança o jornal local 7 News, dando conta que a massa já atingiu os 150 quilómetros quadrados de superfície – são 8.000 campos de futebol.

“Existem provavelmente milhões a mil milhões de pedaços de pedra-pomes a flutuar todos juntos. Cada peça é uma veículo para alguns organismos marinhos”, explicou ainda o cientistas, dando conta que quando a “ilha flutuante” chegar à Austrália será coberta por uma grande variedade de algas, corais, caranguejos, caracóis e vermes.

Estima-se que a massa chegue à Austrália dentro de 7 a 12 meses.

TAGGED:AmbienteCiência & SaúdeDestaqueGeologia
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Moeda chinesa cai para nível mais baixo desde 2008
Next Article António Costa escolhe Elisa Ferreira para Comissária Europeia
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ten − 8 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

ULS Tâmega e Sousa rejeita cenário de colapso e assegura resposta clínica no Hospital Padre Américo

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa garantiu esta sexta-feira que não se verifica qualquer situação de…

ULS de Entre Douro e Vouga reforçada com a integração de 121 novos médicos internos

Os médicos internos de Formação Geral irão desenvolver a sua atividade ao…

Serviço de proximidade da AMDT realizou mais de 500 atendimentos num ano

Durante este primeiro ano de funcionamento, foram realizados mais de 500 atendimentos,…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Nem beijinhos, nem abraços. O norte recebeu Marcelo com protestos

Mário Cruz / Lusa O Presidente da República foi recebido esta sexta-feira no Porto por bolseiros em protesto na Universidade…

“Zona morta” maior que Portugal está a devorar o Golfo de Omã

O golfo de Omã, estreito que liga o mar arábico e o golfo pérsico, regista uma dramática diminuição de oxigénio…

Rombo na economia deixa orçamento retificativo à vista

Nuno Fox / Lusa O ministro das Finanças, João Leão O ministro das Finanças, João Leão, admitiu alterar as projeções…

O mistério da morte histórica de abelhas na década de 90 foi finalmente resolvido

ishyam79 / Flickr A morte em massa de abelhas na década de 1990, em França, foi causada pelo pesticida Fipronil.…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

18 − 17 =

Lost your password?