Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Nova espécie de dinossauro gigante encontrado na África do Sul
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Ciência - Nova espécie de dinossauro gigante encontrado na África do Sul

Ciência

Nova espécie de dinossauro gigante encontrado na África do Sul

Last updated: 29 Setembro, 2018 10:00
Redação
Share
SHARE

(dr) Witwatersrand University

O dinossauro gigante encontrado na África do Sul, Ledumahadi mafube

Uma nova espécie de dinossauro gigante foi descoberta na província de Estado Livre, na África do Sul, tratando-se do maior animal do seu tempo, há 200 milhões de anos.

Um grupo internacional de paleontólogos, liderado por Jonah Choiniere, professor da Universidade de Witwatersrand, Joanesburgo, na África do Sul, descobriu fragmentos de um gigantesco esqueleto de dinossauro nunca antes visto na província de Estado Livre.

De acordo com o estudo publicado, esta quinta-feira, na revista científica Current Biology, este animal era herbívoro e também o maior do seu tempo, ou seja, no Jurássico Inferior, há cerca de 200 milhões de anos.

Os cientistas conseguiram determinar que o animal tinha pernas que se elevavam a quatro metros de altura, pesava 12 toneladas e tinha 14 anos de idade – podendo ter o dobro do tamanho de um elefante africano adulto.

A equipa batizou-o de Ledumahadi mafube, o que significa “trovão gigante do amanhecer” em sesoto, uma língua aborígene sul-africana do grupo Sotho-Tswana.

Este dinossauro é um dos parentes mais próximos dos Saurópodes, que pesavam até 60 toneladas e da qual fazia parte o famoso Brontosaurus. Os cientistas descobriram que o Ledumahadi era capaz de usar não só as quatros patas para caminhar, assim como apenas as patas traseiras, mais ou menos como os elefantes modernos fazem.

A equipa considera assim que este animal é uma espécie de “experiência” na evolução destes dinossauros gigantes. “A primeira coisa que me chamou a atenção foi a robustez incrível dos ossos dos membros”, conta Blair McPhee, autor principal do estudo.

“A sua dimensão é semelhante à que caracterizava os saurópodes gigantes, mas ao passo que nesses dinossauros os membros eram delgados, os do Ledumahadi são muito mais compactos e fortes. Na minha opinião, a evolução para o gigantismo não foi um caminho direto, e que a forma como se adaptaram aos problemas do dia-a-dia, como comer e movimentar-se, foi muito mais dinâmica neste grupo do que até agora se pensava”.

“Olhando para a microestrutura dos ossos fossilizados, conseguimos ver que o animal cresceu rapidamente até à idade adulta e que, na altura em que morreu, esse crescimento já tinha parado”, explica a paleontóloga Jennifer Botha-Brink, do Museu Nacional da África do Sul, em Bloemfontein.

“Também é muito interessante ver que os tecidos dos ossos mostram características básicas dos saurópodes, mas também outras que são diferentes, representando um animal numa fase de transição entre dois grandes grupos de dinossauros”, acrescenta.

O fóssil está relacionado com os restos do dinossauro Ingentia prima, encontrado recentemente na Argentina. A equipa acredita que as duas espécies viveram aproximadamente no mesmo período, uma hipótese que reforça ainda mais a ideia de que o supercontinente Pangeia ainda existia no Jurássico Inferior.

“Isto demonstra a facilidade com que estes dinossauros caminhavam desde Joanesburgo a Buenos Aires naquela época”, diz Choiniere, quando agora estas duas regiões estão separadas por um oceano.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Q8FHxPocwDM?feature=oembed&w=700&h=394]

TAGGED:África do SulCiência & SaúdeDestaquePaleontologia
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Astrónomos descobrem estrela morta que não deveria existir
Next Article ADN ancestral revela segredos sobre uma doença europeia devastadora
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva lança iniciativa “Aproximar” para dinamizar a população e promover o bem-estar

A autarquia de Castelo de Paiva acaba de lançar um convite a todos os habitantes para integrarem o seu mais…

A exposição “A Liberdade Somos Nós”, patente em Castelo de Paiva

afirma-se como um projeto artístico com forte dimensão social, indo além de…

O Castelo de Paiva voltou a destacar-se no panorama cultural local ao divulgar os vencedores do Concurso de Poesia 2026

uma edição fortemente inspirada nos valores do Revolução dos Cravos. A iniciativa…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?