Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: O mistério da morte histórica de abelhas na década de 90 foi finalmente resolvido
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Ambiente - O mistério da morte histórica de abelhas na década de 90 foi finalmente resolvido

AmbienteCiência

O mistério da morte histórica de abelhas na década de 90 foi finalmente resolvido

Last updated: 16 Dezembro, 2018 8:40
Redação
Share
SHARE

ishyam79 / Flickr

A morte em massa de abelhas na década de 1990, em França, foi causada pelo pesticida Fipronil.

Um mistério com quase três décadas acaba de ser resolvido por investigadores do Reino Unido. A culpa do colapso das colónias de abelhas em França, em meados da década de 1990, foi atribuída ao inseticida neonicotinóide imidacloprid, mas uma recente investigação revela que o provável culpado é, afinal, o fipronil, um inseticida muito menos conhecido.

O neonicotinóide imidacloprid chegou ao mercado em 1994 e o fipronil foi lançado em 1993. Ambos são produtos muito utilizados nas culturas de girassol francesas.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, analisou a toxicidade e a provável bioacumulação de fipronil, imidacloprid e dois outros pesticidas comummente aplicados em abelhas. Para isso, usaram uma simulação computacional de uma colónia de abelhas para medir os efeitos dos pesticidas. No final, concluíram que apenas o fipronil conseguia causar a mortalidade em massa das abelhas.

Durante a primeira semana de exposição ao fipronil, os cientistas previram entre 4000 e 9000 mortes a mais do que numa situação de condições de controlo. O colapso das colónias dava-se ao fim de apenas três semanas. Já os outros pesticidas não geraram taxas de mortalidade altas o suficiente para causar o colapso.

Além disso, segundo o Chemistry World, os cientistas só encontraram sinais de bioacumulação tóxica no caso do fipronil. As experiências mostraram que o fipronil, ingerido por uma abelha em apenas uma refeição, estava presente seis dias depois – o composto poderia, portanto, ser letal em doses uniformes.

Dave Goulson, investigador da Universidade de Sussex, no Reino Unido, não tem dúvidas: perante os resultados, é claro que o fipronil se bioacumula nas abelhas sendo, por isso, muito provável que o faça em outros insetos.

“A exposição ao fipronil é uma causa provável de alguns casos de colapso de colónias de abelhas”, afirma, sugerindo que o processo regulatório para pesticidas não conseguiu proteger o meio ambiente por “não detetar e sinalizar” o potencial de bioacumulação do fipronil.

Na União Europeia, o uso do fipronil só foi proibido em 2013. O estudo foi recentemente publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

TAGGED:AbelhasAmbienteANIMAISCiência & SaúdeDestaque
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Cérebro dos adolescentes pode estar a encolher por causa do bullying
Next Article Super-colónia com 1,5 milhões de pinguins esteve 3 mil anos escondida na Antártida
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Cinfães: Programa formativo online debate os desafios e o apoio na juventude

O município de Cinfães, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, vai dar continuidade ao seu programa…

Castelo de Paiva: 40.ª edição dos Jogos Desportivos inicia com tributo ao movimento associativoCastelo de Paiva assinalou o 25 de Abril

com o arranque da 40.ª edição dos Jogos Desportivos e Culturais, evidenciando…

Uma tragédia marcou o concelho de Castelo de Paiva na tarde de segunda-feira, com a morte por afogamento de um jovem de 23 anos, residente em Penafiel.

A vítima, Joary Viegas d’Abreu de Monte Cristo, natural de São Tomé…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?