• News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
  • Login
Paivense
  • News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
Paivense
No Result
View All Result
Home Ciência

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

RedaçãoPorRedação
25 de Agosto de 2019
Reading Time: 4 mins read
A A
0
Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças
Share on FacebookShare on Twitter

(CC0/PD) Pixabay / Pexels

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas?

Estudos mostraram que as crianças são aprendizes altamente bem-sucedidas se tiverem muita exposição a um novo idioma por um longo período de tempo, como no caso de imigrantes que estão cercados pela nova língua todos os dias. Nesse cenário, as crianças tornam-se muito mais proficientes no novo idioma a longo prazo do que os adultos.

No entanto, se a quantidade de linguagem a que as crianças são expostas é limitada, por exemplo, à sala de aula, as crianças geralmente aprendem mais devagar e são menos bem sucedidas do que adolescentes ou adultos.

Investigadores argumentam que isto acontece porque as crianças aprendem implicitamente, ou seja, inconscientemente. E para aprender uma nova língua é necessário uma maior convivência com a linguagem durante um longo período de tempo.

À medida que envelhecemos, desenvolvemos a capacidade de aprender explicitamente — isto é, analiticamente e com esforço deliberado. Isto explica por que alunos de sala de aula mais velhos têm maior sucesso: eles podem recorrer a processos de aprendizagem mais desenvolvidos, eficientes e explícitos, que também exigem mais esforço.

Qual é a melhor maneira?

Quando se trata de aprender uma língua não é uma questão de aprendizagem implícita ou explícita. Elas podem coexistir, portanto, é mais comum a questão de quanto de cada abordagem é usada.

Num estudo publicado há um par de meses na revista Studies in Second Language Acquisition, os cientistas questionaram-se se as crianças mais novas que geralmente aprendem implicitamente já desenvolveram alguma capacidade de aprender explicitamente também. Além disso, observaram se a capacidade de analisar a linguagem pode prever o sucesso da aprendizagem de línguas estrangeiras na sala de aula.

Os investigadores trabalharam mais de 100 crianças do 4º ano, com idades entre oito e nove anos, em cinco escolas primárias em Inglaterra. As crianças realizaram uma série de testes, incluindo uma medição da sua capacidade de aprendizagem de línguas.

Durante a primeira metade do ano letivo, as crianças participaram em aulas de um novo idioma 75 minutos por semana e foram divididas em quatro grupos. A cada grupo foi ensinado, respetivamente, alemão, italiano, esperanto e esperanto com um método específico.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=oXXDOPvplkk?feature=oembed&w=700&h=394]

Nesta forma de aprendizagem específica, era-lhes pedido para pensarem sobre o que partes específicas das palavras podem significar ou como frases são construídas nessa língua. Por outras palavras, foram encorajadas a usar a sua capacidade analítico-linguística, adotando uma abordagem explícita.

Nos outros grupos, a língua era ensinada de uma forma que é tipicamente usada na escola primária, isto é, inteiramente divertida com jogos e músicas. É mais provável que este método resulte em aprendizagem implícita.

Na segunda metade do ano letivo, todos os grupos participaram no mesmo tipo de aula da nova língua: todos aprenderam francês, ensinados com o método específico usado anteriormente para o esperanto.

Os resultados

Ao contrário do que as pessoas poderiam esperar, os investigadores descobriram que a capacidade analítico-linguística das crianças era mais importante, seguida pela consciência fonológica. Estas duas habilidades contribuíram para prever o desempenho das crianças em francês, enquanto a capacidade de memória foi apenas marginalmente relevante.

Isto sugere que crianças de oito ou nove anos de idade podem de facto aprender explicitamente até certo ponto, se o método de ensino que experimentam os encoraja a analisar a linguagem que está a ser aprendida.

É importante notar que as crianças em idade escolar primária ainda estão a desenvolver a sua capacidade de aprender explicitamente. Portanto, não podemos esperar ensiná-los línguas exatamente da mesma maneira como ensinamos adolescentes ou adultos.

Mas algumas atividades que incentivam as crianças a refletir conscientemente e a analisar a linguagem a ser aprendida podem ser introduzidas para fazer melhor uso do tempo de aula limitado que está disponível para o ensino de línguas estrangeiras.

Tags: Ciência & SaúdecriançasDestaqueEducaçãoPsicologia
Artigo Anterior

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

Próximo Artigo

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Artigos Relacionados!

Projeto TANDEM aproxima estudantes portugueses e franceses na EUVG e FLUC
Educação

Projeto TANDEM aproxima estudantes portugueses e franceses na EUVG e FLUC

Imigrantes e falta de vagas nas escolas de Castelo de Paiva geram preocupação entre famílias locais
Castelo de Paiva

Imigrantes e falta de vagas nas escolas de Castelo de Paiva geram preocupação entre famílias locais

EMHA concedem quatro bolsas de investigação destinadas a projetos relevantes para a instituição e para os seus utentes
Educação

EMHA concedem quatro bolsas de investigação destinadas a projetos relevantes para a instituição e para os seus utentes

Células Estaminais: Avanços e desafios na medicina regenerativa
Ciência

Células Estaminais: Avanços e desafios na medicina regenerativa

III Encontro Internacional “Educação Social pelo Mundo – Perspetivas de Intervenção” 
Educação

III Encontro Internacional “Educação Social pelo Mundo – Perspetivas de Intervenção” 

Estudante brasileira vítima de xenofobia em escola secundária de Castelo de Paiva
Castelo de Paiva

Estudante brasileira vítima de xenofobia em escola secundária de Castelo de Paiva

Próximo Artigo
Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

nineteen − 7 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Últimas Notícias!

CASTELO DE PAIVA RECEBE LANÇAMENTO DO LIVRO VOZES SILENCIADAS, DE TERESA CANHOTO VIEIRA

CASTELO DE PAIVA RECEBE LANÇAMENTO DO LIVRO VOZES SILENCIADAS, DE TERESA CANHOTO VIEIRA

CASTELO DE PAIVA PREPARA-SE PARA A 26.ª MOSTRA DE VINHO VERDE, PRODUTOR LOCAL, SABORES REGIONAIS E OFÍCIOS TRADICIONAIS

CASTELO DE PAIVA PREPARA-SE PARA A 26.ª MOSTRA DE VINHO VERDE, PRODUTOR LOCAL, SABORES REGIONAIS E OFÍCIOS TRADICIONAIS

Nova Plataforma de Deslocações de Penafiel Impulsiona Conectividade Integrada nas Proximidades da Paragem Ferroviária de Novelas

Nova Plataforma de Deslocações de Penafiel Impulsiona Conectividade Integrada nas Proximidades da Paragem Ferroviária de Novelas

José António oficializado como representante socialista à administração local de São Martinho de Sardoura nas municipais de 2025

José António oficializado como representante socialista à administração local de São Martinho de Sardoura nas municipais de 2025

Workshop reforça papel essencial da comunicação na prevenção dos incêndios rurais

Workshop reforça papel essencial da comunicação na prevenção dos incêndios rurais

Artigos Recentes

CASTELO DE PAIVA RECEBE LANÇAMENTO DO LIVRO VOZES SILENCIADAS, DE TERESA CANHOTO VIEIRA

CASTELO DE PAIVA PREPARA-SE PARA A 26.ª MOSTRA DE VINHO VERDE, PRODUTOR LOCAL, SABORES REGIONAIS E OFÍCIOS TRADICIONAIS

Nova Plataforma de Deslocações de Penafiel Impulsiona Conectividade Integrada nas Proximidades da Paragem Ferroviária de Novelas

De Castelo de Paiva para todo Portugal. Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

Newsletter


© 2022 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

  • News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
  • Login

© 2021De Castelo de Paiva para todo Portugal. Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In