Logo paivense
Logo paivense

Cinfães: Orçamento municipal para 2020 de 20 milhões de euros aprovado sem votos contra

A Assembleia Municipal de Cinfães aprovou o orçamento para 2020 no valor de quase 20 milhões de euros. O documento foi aprovado no dia 30 de dezembro sem votos contra.

O urbanismo, reabilitação e mobilidade; o desporto, lazer e juventude e a educação e saúde são as áreas com maior peso neste orçamento.

Sobre o orçamento, o autarca Armando Mourisco salientou que “para nós em primeiro lugar estão sempre as pessoas, são a nossa prioridade, para o bem de Cinfães e dos Cinfanenses”.

O presidente da CM de Cinfães, Armando Mourisco

Segundo a autarquia, a Educação continuará a ser prioridade com os transportes escolares gratuitos; a oferta dos cadernos de fichas e um kit individual de material aos alunos do 1º ciclo; a continuidade das atividades de enriquecimento curricular e o prolongamento de horário; o apoio aos alunos com necessidades educativas especiais e a atribuição de bolsas de estudo aos alunos do ensino superior. O ano letivo 2019/2020 ficará marcado pela introdução do xadrez e ténis de mesa nas escolas, a construção das salas do futuro e a escola virtual.

Renúncia Fiscal

Em Cinfães, o IMI manter-se-á como o mais baixo permitido por lei de 0,3% e no IRS o Município abdicará de 2% em favor das famílias. A beneficiação das vias municipais continua a ser uma aposta enorme, bem como a requalificação e construção de novos recintos desportivos no Concelho.

Programas sociais seguem assegurados em 2020

Os programas municipais de apoio seguem assegurados em 2020 com a aprovação do orçamento.

Programas como o incentivo à natalidade com a atribuição de mil euros por nascimento, o programa Jovem Ativo- de empregabilidade dos mais jovens, o apoio às pessoas portadoras de deficiência, a requalificação habitacional, o apoio ao arrendamento, os apoios de incentivo à raça arouquesa e o programa de apoio à economia vão manter-se representando uma ajuda fundamental para as famílias e empresas cinfanenses.

Eventos

A autarquia também referiu que os eventos como o S. João; a ExpoMontemuro; o Douro Green Fest; a Aldeia do Pai Natal; o Ultra Trail Douro Paiva e o Montemuro Granfondo voltarão a realizar-se em 2020, num ano em que Cinfães vai acolher também o Campeonato Europeu de Montanha afirmando-se, definitivamente, como um território para a prática dos desportos de Natureza.

Últimas Notícias 

Redes social da paivense