O 100º aniversário da Batalha de La Lya foi assinalado, no passado dia 21 de abril, pela Câmara Municipal de Penafiel e pelo Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes, que homenagearam os combatentes penafidelenses da 1.ª Grande Guerra Mundial.
Para o vereador com o pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal de Penafiel, Rodrigo Lopes, “neste dia, homenageamos os portugueses, naturalmente com maior carinho pelos concidadãos penafidelenses, que combateram na célebre Batalha de La Lys, no norte da França, próximo da Bélgica, que ocorreu já na fase final da Grande Guerra. Gostaria de deixar, em nome do Município, uma palavra de forte saudação ao Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes por promoverem esta cerimónia com a dignidade e, por isso, expressar o nosso apreço pelo trabalho dedicado e competente que os seus dirigentes têm realizado em prol dos combatentes e suas famílias”.
A Batalha de La Lys decorreu, na Flandres (França), a 9 de abril de 1918, durante a 1.ª Guerra Mundial, com mais de um milhar de portugueses a perder a vida durante o combate.
Para o Presidente da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues, “nós, combatentes do ultramar e das operações de paz, devemos ser, e somos, os primeiros portugueses a compreender o sacrifício e valor daqueles que se bateram durante a Grande Guerra em África e na Flandres. Ao pronunciarmos a expressão de La Lys evidenciamos respeito e profunda homenagem ao sacrifício de um povo e dos seus soldados. Marcar a evocação do centenário da Batalha de La Lys com uma cerimónia de homenagem é contribuir para a garantia da perenidade desse momento singularmente doloroso e heróico da História de Portugal”.
No mesmo dia, decorreu ainda a entrega de medalhas comemorativas da campanha das FAP, e visita à exposição patente na Biblioteca Municipal de Penafiel.
O Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes comemorou também o seu 94.º aniversário.
Fonte: A Verdade