Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Aldeia de Pias vai desenterrar tradições antigas neste Carnaval
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Cinfães - Aldeia de Pias vai desenterrar tradições antigas neste Carnaval

CinfãesCultura

Aldeia de Pias vai desenterrar tradições antigas neste Carnaval

Redação
Last updated: 2 Fevereiro, 2018 11:01
Redação
Share
SHARE

A aldeia de Pias, em Cinfães, vai festejar, durante vários dias, o Carnaval. A festa começa já dia 4 e estende-se até da 13. A primeira festividade é a corrida da comadre, seguida, no dia 11, pelo dia do compadre.

Nesta aldeia os homens juntam-se para criar a comadre e as mulheres o compadre (bonecos feitos de trapos) que serão utilizados para as corridas de Carnaval. Existe a semana da comadre e a semana do compadre.

Na semana da comadre no Domingo os homens saem à rua, de onde as mulheres menos esperam com a comadre, e mostram a boneca que criaram. A partir daí elas têm de correr com o objetivo de a roubar e queimá-la na fogueira.
Na semana do compadre acontece o mesmo mas ao contrário. São as mulheres que saem com o compadre na mão para a rua.

Este evento carnavalesco destina-se a fomentar os laços entre os populares da aldeia que se juntam, não só no dia das iniciativas, como também para preparar o boneco que representa o compadre e a comadre.

Para Pedro Sá, um dos organizadores do evento, esta é uma iniciativa importante e uma tentativa de ” recuperar todas as tradições antigas da aldeia de Pias”.

E os jogos de comadre e compadre já começaram: “Criamos um compadre e uma comadre para jogar (os originais da corrida continuam escondidos). As mulheres começaram por esconder o compadre nas ruas e nos homens a comadre e deixamos uma pista para o sexo oposto procurar. Ontem por exemplo os homens acabaram com os dois escondidos e tiveram de dar duas pistas as mulheres”, contou Pedro Sá.
Para a organização, o mais importante é o “convívio entre os mais jovens e mais velhos, animação e claro melhorar a relação entre vizinhos”. 
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article CDS-PP questiona Governo sobre insuficiência de pneumologistas no Tâmega e Sousa
Next Article Comunicado: Movimento de Defesa da Ponte Centenária de Pedorido
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five × 5 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Obras públicas registam forte crescimento em 2025

Concursos lançados ultrapassam os 10 mil milhões de euros e contratos celebrados aumentam 48%

Câmara Municipal de Castelo de Paiva reúne em sessão ordinária a 30 de janeiro

Reunião pública decorre nos Paços do Concelho e inclui vários pontos de…

Gala Solidária assinala início das comemorações dos 25 anos da Tragédia da Ponte Hintze Ribeiro

Uma noite marcada pela memória, pela solidariedade e pela homenagem deu início…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Município de Cinfães comemora 25 de Abril com várias iniciativas

As comemorações do 25 de abril no concelho de Cinfães iniciaram no passado sábado, dia 21 de abril com o…

Estádio Municipal de Cinfães recebeu a festa do andebol

No dia 10 de maio, a Câmara Municipal de Cinfães realizou uma nova edição do Torneio Municipal de Andebol -…

Cinfães e Castelo de Paiva vão criar conjuntamente um centro de recolha de animais

Cinfães e Castelo de Paiva vão construir, em conjunto, um centro de recolha de animais de companhia. Depois da análise…

Cinfães recebe final do Campeonato Nacional de Montanha

Cinfães foi novamente o local escolhido pela Federação Portuguesa de Atletismo para receber a final do Campeonato Nacional de Corrida…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

ten − 1 =

Lost your password?