O Movimento de Defesa da Ponte Centenária de Pedorido congratula-se pelo avanço da empreitada relativa à remoção da conduta do abastecimento água da Ponte Centenária de Pedorido.
Estamos certos de que, a nossa ação em prol deste objetivo deu um forte contributo para que este se concretizasse.
- Alertámos quando tivemos que alertar
- Tivemos uma intervenção ativa junto das mais diversas entidades
- Fomos incómodos
- Fomos persistentes
Lutámos para que imperasse o bom senso nesta questão, pois caso contrário teríamos não uma conduta sobre a ponte centenária… mas sim duas.
Mas a nossa tarefa não acaba aqui.
A retirada da conduta de água da ponte é apenas um dos objetivos que justificou a formação deste movimento.
A realização de obras de conservação e restauro na ponte é agora o próximo passo, pois o restauro da ponte centenária constitui:
- uma questão de respeito pela história e pelas populações
- a defesa dos valores patrimoniais do concelho
- fator de valorização do meio urbano a nível local e concelhio
- fator de valorização turística do concelho pela admiração da sua beleza e do meio envolvente
Congratulamo-nos com o discurso e ações em prol do desenvolvimento turístico desta região por parte do Sr. Presidente da Camara Municipal de Castelo de Paiva, que sempre mostrou concordância com a retirada da conduta da ponte, e de que são testemunhos a requalificação da Zona de Lazer do Choupal e a execução do principal percurso pedestre no âmbito da estratégia turística “ Viver Payva Douro “.
No entanto, estamos na espectativa de que este discurso do Sr. Presidente da Câmara se mantenha no que respeita a obras de conservação e restauro da Ponte Centenária.
Deixar que as Aguas de Douro e Paiva apliquem um novo tapete betuminoso após a remoção da conduta de água não constitui uma obra de conservação e restauro!
Esta é uma oportunidade para “fazer as coisas bem feitas”, assim haja visão de futuro, vontade política e capacidade de diálogo.
A população pode continuar a contar com o trabalho e empenho do Movimento de Defesa da Ponte Centenária na defesa dos seus objetivos, em prol da valorização e dignificação deste património histórico, de relevante interesse local e turístico, com impacto não só na região, mas também na valorização do Concelho de Castelo de Paiva.
É esta a nossa visão, é esta a nossa luta!
Pedorido 01 de fevereiro de 2018