Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: ESMAE Promove Concertos de Inclusão Social no âmbito do Projeto Europeu “1000+ Concerts”
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Cultura - ESMAE Promove Concertos de Inclusão Social no âmbito do Projeto Europeu “1000+ Concerts”

Cultura

ESMAE Promove Concertos de Inclusão Social no âmbito do Projeto Europeu “1000+ Concerts”

Last updated: 12 Março, 2025 15:53
Redação/Paivense
Share
SHARE

A ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo promove, entre os dias 10 e 14 de março, um conjunto de concertos que vão além das tradicionais salas de espetáculo. No âmbito do projeto europeu “1000+ Concerts: Innovating Higher Music Education through Social Inclusion“, a iniciativa tem como objetivo aproximar a música clássica de comunidades em situação de vulnerabilidade, através de concertos em diversas instituições sociais do Porto.

Através da implementação do programa Musethica, o projeto reintegra a prática da interpretação musical no centro do desenvolvimento dos jovens músicos, valorizando as competências performativas e o envolvimento com o público. Durante cinco dias, o Quarteto Musethica, composto por Avri Levitan (Viola – coordenador artístico, Musethica International), Djonathan Inácio da Silva (Viola – ESMAE), Catarina Gonçalves (Viola – ESMAE) e Luz Elisabeth Sánchez Suero (Viola – Musethica International), irá percorrer várias instituições sociais do Porto, proporcionando momentos musicais a diferentes públicos, desde crianças e idosos, em contextos variados.

Os concertos passarão por locais como Associação Portuguesa do Deficiente, Liga Portuguesa contra o Cancro, Centro Juvenil de Campanhã, Casa Ronald McDonald, APPACDM Porto, Centro Social da Sé Catedral do Porto, Centro Social das Antas. O programa incluirá também uma apresentação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde serão partilhados os resultados da implementação do projeto com estudantes, docentes e investigadores.

Para além das apresentações em instituições sociais, a ESMAE acolherá um concerto aberto ao público no dia 13 de março, às 21h30, na Sala 210, com a participação do Quarteto Musethica, interpretand obras de J. S. Bach, Vivaldi, Shostakovich, entre outros. No dia anterior, 12 de março, às 18h00, a ESMAE será também palco do seminário “The Art of Practising”, conduzido por Avri Levitan, na Sala Teresa Macedo.

Com esta iniciativa, a ESMAE reforça o seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e com a formação de músicos mais conscientes do seu papel na sociedade. Através da música, o projeto pretende criar pontes, quebrar barreiras e oferecer momentos de beleza e emoção a quem mais precisa.

Sobre o Projeto “1000+ Concerts”

O “1000+ Concertos: Inovar o Ensino Superior da Música através da Inclusão Social” é um projeto europeu que visa transformar o ensino superior da música clássica, promovendo uma formação que valoriza a dimensão social da performance musical.

Com a colaboração de dez instituições parceiras europeias, o projeto espera levar mais de 1.000 concertos gratuitos a pelo menos 40.000 espectadores marginalizados em toda a Europa. Desde outubro de 2024, já foram realizados 128 concertos, para 4402 pessoas e onde 626 jovens músicos tiveram oportunidade de se apresentar. A iniciativa é financiada pela União Europeia.

Website oficial do projeto: https://www.1000plusconcerts.eu/

Concertos Sociais

10 de março (segunda-feira)

10h00 – 10:30:  Centro Social da Sé do Porto (Pré-Escolar)

11h30 – 12h30:  Centro Social da Sé do Porto (Centro de Dia)

11 de março (terça-feira)

14h30 – 15h30: Associação Portuguesa do Deficiente

16:30 – 17:30 Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

12 de março (quarta-feira)

10h15 – 11h00: APPACDM CACI Antas

11h30 – 12h30: Centro Social das Antas

13 de março (quinta-feira)

10h30 – 11h30: Centro Juvenil de Campanhã (13 a 23 anos)

12:00 – 13:00: Liga Portuguesa Contra o Cancro – Porto (Centro de Dia)

14 de março (sexta-feira)

09h30 – 10h00: Centro Juvenil de Campanhă (3 a 5 anos)

11h00 – 12h00: Casa Ronald Mcdonald do Porto

Apresentação Pública

13 de março (quinta-feira)

21h30: Concerto: Quarteto Musethica, Sala 210 (ESMAE)

TAGGED:âmbitoArtesCastelo de PaivaCinfãesConcertosconcertsescola superioresmaeesmae promoveinclusão SocialmúsicapaivensePortugalprojeto europeuregião
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Aprovado o Programa Sub-Regional de Ação para a Gestão Integrada de Fogos Rurais do Tâmega e Sousa
Next Article Câmara Portuguesa realiza evento exclusivo sobre vinhos portugueses
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Comando da GNR em Viseu promove colheita de sangue na Biblioteca de Cinfães no dia 29 de junho

A iniciativa solidária decorre na biblioteca municipal durante a manhã do último sábado de junho

Castelo de Paiva organiza edição de 2026 da Feira do Vinho Verde para promover produtores

O evento de referência regional decorre durante o primeiro fim de semana…

Pavilhão Multiusos de Paredes acolhe segunda edição da maratona de Puzzles durante 24 horas

Competição internacional reúne oito dezenas de entusiastas de seis países diferentes neste…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?