O Penafiel assumiu hoje a liderança da II Liga de futebol, ao vencer por 3-0 o Santa Clara, em jogo entre candidatos à subida na 30.ª jornada, enquanto Nacional e Arouca venceram e aproximaram-se do topo.
No primeiro jogo do dia, os penafidelenses chegaram à vitória com golos de Fábio Abreu, que abriu o marcador aos 22 minutos, com o seu 11.º tento, Gustavo (47) e Fábio Fortes (73), e somaram o sexto jogo sem perder na competição.
O resultado deixa a equipa de Armando Evangelista no topo da tabela, com 53 pontos, mais quatro do que os açorianos, que caíram para o quinto posto, depois de terem sofrido a primeira derrota nos últimos oito jogos.
No outro jogo entre equipas que lutam pela subida ao primeiro escalão, o Arouca bateu a Académica, graças a um golo de penálti do sérvio Palocevic, aos 85 minutos, e subiu ao quarto lugar, com 50 pontos e menos um jogo em relação à concorrência.
Com o triunfo do Penafiel, a Académica precisava de ganhar para segurar a liderança, sendo que a derrota deixa a equipa no segundo posto com os mesmos 51 pontos, a dois do novo líder.
O Nacional pôs fim a uma série de cinco jogos sem perder do Varzim ao vencer por 3-0, aumentando para sete o número de jogos sem perder e subindo ao terceiro lugar da II Liga, com 50 pontos.
Um ‘bis’ de Ricardo Gomes (64 e 74 minutos) e Nuno Campos (12) fizeram os golos do jogo, que ‘atira’ o Varzim para o 12.º lugar, com 36 pontos.
O Académico de Viseu continua na luta pela subida, tendo batido em casa o Cova da Piedade por 1-0, graças a um golo de Zé Paulo, com a equipa de Manuel Cajuda, que venceu em casa pela primeira vez desde que assumiu a equipa, a somar 47 pontos no sétimo lugar.
Mais longe da luta pela promoção está o Leixões, que hoje cedeu um empate caseiro frente ao Sporting B, depois de ter estado a ganhar desde os 18 minutos, com um golo de Luís Silva, sofrendo o tento do empate aos 64, por Pedro Marques.
O resultado, o 11.º empate da equipa da casa, deixa a formação de Matosinhos no oitavo lugar, com 44 pontos, a sete dos lugares de subida, enquanto os ‘leões’ seguem no 16.º posto, o primeiro acima dos lugares de despromoção, com 32, mais um do que o União da Madeira, o primeiro clube abaixo da ‘linha de água’.
O FC Porto B venceu em casa por 3-0 o Sporting da Covilhã, segurando o sexto posto, com 48 pontos, enquanto os visitantes seguem em 14.º, com 36, cinco acima da ‘linha de água’.
A Oliveirense afastou-se dos últimos lugares ao bater por 2-1 o União da Madeira, em casa, e segue em 13.º lugar com 36 pontos, enquanto o União é 17.º, em posição de descida, com 31.
No Seixal, o Benfica B, 10.º classificado, entrou a ganhar, mas o Gil Vicente deu a volta e ganhou por 2-1, saindo do 19.º e penúltimo lugar, ainda que continue em zona de descida, com 30 pontos.