Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Famílias estão a pagar 103 euros a mais por ano na fatura do gás natural
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Economia - Famílias estão a pagar 103 euros a mais por ano na fatura do gás natural

Economia

Famílias estão a pagar 103 euros a mais por ano na fatura do gás natural

Last updated: 20 de Julho, 2018
Redação
Share
2 Min Read
SHARE

As famílias portuguesas estão a pagar todos os meses 8,6 euros pela taxa de ocupação do subsolo, uma taxa que deveria ter deixado de ser paga pelos consumidores há um ano e meio.

De acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, as famílias estão a pagar todos os meses 8,6 euros na fatura de gás natural pela taxa de ocupação do subsolo. Por ano, são 103 euros a mais por conta de uma taxa que deveria ter deixado de ser paga pelos consumidores há um ano e meio.

Segundo o Jornal de Notícias, a DECO estima que, desde janeiro do ano passado, estão a ser “cobrados abusiva e indevidamente” 3,25 milhões de euros por mês aos consumidores de gás natural, um valor que a DECO exige que seja devolvido.

A Lei nº42/2016 define que as taxas “são pagas pelas empresas operadoras de infraestruturas, não podendo ser refletidas na fatura” dos consumidores.

Assim, se a devolução do dinheiro tiver de ser feita, os operadores de distribuição terão de reembolsar 58,6 milhões de euros, na sequência de uma eventual ação judicial por cobrança indevida. Caso as famílias fossem ressarcidas agora, receberiam, em média, 45 euros, apesar de este valor variar entre municípios por causa das diferentes taxas de ocupação do subsolo (TOS) aplicadas.

No entanto, as operadores dizem não ter esse dinheiro.

Entre os 47 municípios que cobram esta taxa, Beja, Covilhã e Cascais são os municípios que têm as TOS mais elevadas. Figueira da Foz, Peso da Régua e Gondomar são as que cobram um valor mais baixo.

Atualmente, são 47 os municípios que aplicam a taxa de um total de 133 que têm gás natural, quando em 2011 eram apenas 17. Os municípios cobram o valor da taxa, que “reverte na totalidade” para os cofres autárquicos, com a cobrança feita pelas empresas através das faturas mensais, adianta o Dinheiro Vivo.

Fonte: ZAP

TAGGED:ConsumoDECODestaqueEconomiaEnergiaNacional
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article ADSE vai limitar consultas pagas a 24 por ano
Next Article Denúncia de fraude em Pedrógão é fruto de “inveja” e “má-fé”
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva aposta em nova plataforma digital para dinamizar o turismo local

Iniciativa da associação comercial pretende projetar alojamento, rios e gastronomia da região.

André Valente renova triunfo na exigente rampa de S. Gens em Castelo de Paiva

Oitava edição da prova uniu competição de topo a uma caminhada com…

Cristiano Ronaldo deixa concentração de Portugal e promete revelar verdade a portugueses

Avançado português rescinde com a comitiva após conflito com Jorge Jesus e…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?