Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: “Quem quer investir e internacionalizar tem de olhar para o Brasil”
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Economia - “Quem quer investir e internacionalizar tem de olhar para o Brasil”

EconomiaInternacional

“Quem quer investir e internacionalizar tem de olhar para o Brasil”

Last updated: 6 Março, 2026 20:12
Redação/Paivense
Share
Miguel Kramer Foto: divulgação
SHARE

Especialista em Relações Internacionais e com negócios em ambos os lados do Atlântico, Miguel Kramer analisou, em entrevista à Agência Incomparáveis, o presente e o futuro das relações comerciais entre Brasil e Portugal, sublinhando a importância de uma abordagem bilateral mais pragmática e de uma visão estratégica sobre o acordo entre a União Europeia e o Mercosul.

Para Kramer, a leitura das relações comerciais entre Brasil e Portugal deve ser feita, antes de mais, num plano bilateral, já que, na sua perspetiva, Portugal enfrenta hoje um dilema geoestratégico claro: “Ou continua excessivamente focado no centro da Europa, marcado por instabilidade e processos complexos, ou reforça o olhar para um parceiro histórico e natural, o Brasil”, destacou.

Este profissional lembra também que o Brasil já é, na prática, o principal e mais potente parceiro comercial dentro do universo do futuro acordo de livre-comércio. Por isso, sublinha que o essencial não é começar do zero, mas sim “intensificar relações já existentes, tirando partido das vantagens que o acordo poderá trazer para empresas e investidores”.

Questionado sobre os entraves que têm atrasado a conclusão do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, Miguel Kramer admite que existem resistências internas em determinados setores económicos.

“Esses entraves resultam muitas vezes do receio de perder zonas de conforto ou da dificuldade em compreender como a intensificação das relações com a América Latina pode beneficiar negócios europeus”, explicou.

Ainda assim, o advogado mostra-se confiante de que os obstáculos poderão ser ultrapassados, uma vez que, a seu ver, “a alternativa ao bloqueio passa por uma atitude mais criativa e proativa, capaz de identificar oportunidades concretas de crescimento económico e desenvolvimento mútuo no quadro do acordo”.

Do ponto de vista brasileiro, Miguel Kramer considera essencial que o empresário do Brasil encare Portugal não apenas como um mercado de entrada na Europa, mas como “um parceiro integrado no projeto empresarial”.

Neste sentido, o empresário defende que a “portugalidade” deve fazer parte dos investimentos brasileiros, com envolvimento da indústria e de agentes económicos portugueses, algo que considera particularmente relevante em áreas estratégicas como a defesa.

Já na perspetiva portuguesa, o Brasil não deve ser visto apenas como um destino de exportações. Falando da sua própria experiência empresarial desde 2014, Miguel Kramer afirma que “o Brasil é um país para estar, para criar raízes, estabelecer negócios e crescer de forma sustentada”.

Miguel Kramer conclui reiterando que o Brasil é um “mercado imensurável”, uma realidade que, segundo defende, exige visão de longo prazo, presença local e uma compreensão profunda da dimensão e do potencial do mercado brasileiro no contexto das relações económicas luso-brasileiras.

A entrevista insere-se no âmbito de mais uma edição do “Prémio Aproxima Portugal-Brasil”, uma iniciativa que sublinha e distingue o papel de personalidades e instituições que contribuem ativamente para o reforço da cooperação entre Portugal e o Brasil, em diversas áreas estratégicas. 

O prémio é promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, presidida por Otacílio Soares, e, nesta edição, decorreu no Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, na cidade do Porto, no norte de Portugal.

Ígor Lopes

TAGGED:ambosBrasilCastelo de PaivaCinfãesespecialistainternacionalizar teminvestirladosNegóciosolhar parapaivensePortugalquem querregiãorelações internacionais
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Dos ares à consciência: Joice Yane redesenhou o próprio percurso para liderar o “TheProjectJoy”
Next Article O Verdadeiro Papel das Sociedades de Alto QI: Validação Científica, Interação e Suporte
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

XXII Prova de Vinhos e Petiscos de Bairros decorreu em Castelo de Paiva

O certame teve lugar no Largo de São Lourenço e reuniu quinze expositores, incluindo dez viticultores da região, além de…

Castelo de Paiva acolhe a 2.ª edição do Percurso de BTT “Rota do Mineiro” no início de maio

A povoação de Folgoso, no município de Castelo de Paiva, prepara-se para…

“Um ícone não é apenas um veículo antigo, é um fragmento de memória”: O retorno do Vintage Car Festival a Duas Igrejas

O que teve início em 2022 como um encontro regular entre quatro…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?