Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Sindicato espera “adesão significativa” na greve dos supermercados
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Economia - Sindicato espera “adesão significativa” na greve dos supermercados

EconomiaGreve

Sindicato espera “adesão significativa” na greve dos supermercados

Last updated: 24 Dezembro, 2018 11:30
Redação
Share
SHARE

ABr

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) espera uma “adesão com expressão significativa” na greve esta segunda-feira dos funcionários dos supermercados, enquanto a associação do setor, a APED, manifestou-se “tranquila”.

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) tinha lançado um pré-aviso de greve para os trabalhadores das empresas de distribuição (super, hipermercados, armazéns e logísticas das empresas de distribuição e lojas especializadas) para esta segunda-feira, véspera de Natal, apontando a ausência de acordo nas negociações com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) como razão para a paralisação.

Em declarações à Lusa, o diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, disse estar “tranquilo” e “não esperar dificuldades” na véspera de Natal, admitindo apenas que poderá haver “algumas perturbações”. Segundo o responsável, o setor da distribuição estará “todo a funcionar com normalidade”.

Gonçalo Lobo Xavier sublinhou ainda o facto de as negociações estarem a decorrer com o sindicato e que a próxima reunião irá acontecer em 21 de janeiro.

Por sua vez, o CESP espera uma “adesão com expressão significativa”, salientando que pelas 10h30 será realizada uma conferência de imprensa junto às instalações da APED, em Lisboa, onde os trabalhadores vão “entregar os seus presentes [reivindicações]” à associação que representa o setor.

Segundo o CESP, depois de “26 meses de negociação”, as empresas representadas pela APED e que incluem a “Sonae, Pingo Doce/Jerónimo Martins, Auchan, Lidl, Dia/Minipreço, El Corte Inglés e muitas outras, continuam a não apresentar propostas de verdadeiro aumento dos salários e correção das injustiças e discriminações existentes”.

O sindicato acusa as empresas de quererem manter a distribuição como um setor de salário mínimo nacional, referindo que com a proposta em cima da mesa a evolução salarial desde a admissão até ao topo de carreira, para os trabalhadores dos escritórios e lojas, “será de 30 euros”, quando na penúltima revisão do Contrato Coletivo de Trabalho, em 2010, era de 139,5 euros.

A APED salienta ainda que tudo será feito para “minimizar o impacto de greve para os consumidores”.

Fonte: ZAP

TAGGED:ConsumoEconomiagreve
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Metade dos hélis ao serviço do INEM não cumpre o contrato
Next Article Costa atinge popularidade mais baixa desde que é primeiro-ministro
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Serras do Porto recebem a segunda edição do torneio de xadrez em maio de 2026

O torneio anterior, que contou com vinte jogadores e sete jornadas intensas, terminou com Araújo a alcançar uma performance de…

Circular alerta produtores para combate ao pedrado das macieiras em 2026

A circular refere ainda que a consulta das homologações foi realizada através…

Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro promoveu Feira da Saúde em Castelo de Paiva

A iniciativa, batizada como Feira da Saúde, reuniu toda a comunidade educativa…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?