As notícias sobre o novo coronavírus têm preocupado a todos. Muitos estão a correr para as farmácias e supermercados para comprar itens básicos, alimentos, máscaras e álcool em gel. No entanto, para além de ficar em casa e garantir certas reservas de mantimentos, é preciso estar atento ao sistema imunitário e colaborar com o pleno funcionamento do mesmo.
Contagioso, o vírus apresenta maior letalidade em pacientes que apresentam sistema imunitário enfraquecido. Por isso, o dentista Gustavo Menegucci destaca que é necessário estar atento à saúde bucal para prevenir o contágio. “Problemas bucais podem contribuir para a debilitação da imunidade, pois que na boca existem milhares de bactérias que podem causar infecções”, aponta.
Além disso, é na boca que aparecem os primeiros sinais de que o sistema imunológico não está bem. Aftas, amigdalite, herpes e inflamações gengivais e periodontais são frequentes quando esse sistema está enfraquecido. “Além de cobrir a boca, é necessário cuidar de toda a higiene bucal para que o vírus não encontre facilidade para adentrar ao organismo”, recomenda Menegucci.

O que se sabe sobre o coronavírus
O vírus faz parte da família coronavírus, identificada pela primeira vez em 1690. Ainda não se sabe ao certo como se deu o primeiro contágio, a hipótese é que tenha sido por algum animal silvestre ou marinho.
A recuperação é a mesma de uma gripe comum, ou seja, depende mais do sistema imunológico do que de um remédio. Ainda não há vacina para o vírus.