O FC Porto visita no domingo o Portimonense, com margem cada vez maior para os rivais Benfica e Sporting, depois de ter reforçado a meio da semana a liderança na I Liga de futebol.
Na quarta-feira os ‘dragões’ finalizaram o jogo em atraso em casa do Estoril Praia, que perdiam ao intervalo por 1-0, mas saíram com uma vitória por 3-1, que os deixa com mais cinco pontos do que Benfica (2.º) e Sporting (3.º).
Com o calendário acertado, os ‘dragões’ visitam já no domingo, o Portimonense, equipa treinada por Vítor Oliveira, que tem visto brilhar Nakajima ou Fabrício, mas que esta temporada já perdeu em casa com o Benfica (3-1) e Sporting de Braga (2-1).
Na equipa algarvia também brilhou Paulinho, entretanto emprestado ao FC Porto no mercado de inverno, numa jornada em que Alex Telles deverá falhar o jogo, depois de abandonar o relvado na quarta-feira em lágrimas, devido a uma entorse no joelho.
Na 24.ª jornada, o tetracampeão Benfica visita o Paços de Ferreira (15.º), equipa que já trocou duas vezes de treinador e vive uma época atribulada, estando um ponto acima da linha de descida de divisão.
João Henriques assumiu a equipa a meio de janeiro, mas nos últimos três jogos o Paços de Ferreira foi derrotado por Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal, ambos fora, e Tondela, em casa.
O Benfica, cada vez mais proibido de perder pontos na luta por um inédito ‘penta’, teve maus resultados em duas das últimas três visitas à Mata Real, com um nulo na última época, e uma derrota em 2014/15 (1-0).
O último dos ‘grandes’ a entrar em campo será o Sporting, que joga hoje diante do Astana a passagem aos oitavos de final da Liga Europa, e que na I Liga recebe na segunda-feira (21:00) um também aflito Moreirense.
Depois de ter vencido ‘in extremis’ o Tondela, aos 90+9 dos descontos, os ‘leões’ não devem ter tantas dificuldades em Alvalade frente a um Moreirense, que segue no 18.º e último lugar da Liga e também mudou duas vezes de treinador.
A jornada colocará ainda frente a frente um Marítimo, na sua pior série no campeonato e que já não vence um jogo desde 11 de dezembro, quando bateu em casa o Sporting de Braga, acumulando desde aí seis derrotas e três empates.
A equipa, oitava, recebe nos Barreiros outro emblema ‘ferido’, no caso o Vitória de Guimarães, com duas vitórias e sete derrotas nos últimos nove jogos, e que fez sair no domingo o técnico Pedro Martins.
A maior goleada de sempre sofrida em casa com o rival Sporting de Braga (5-0) precipitou a saída do treinador, com os vimaranenses a contarem na visita de sábado ao Marítimo (18:15) com o técnico interino Vítor Campelos.
Nas equipas na luta pela manutenção, o Feirense (17.º) recebe no sábado um Belenenses que tem vindo a perder lugares (12.º) e está apenas quatro pontos acima da linha de descida, enquanto o Estoril Praia (16.º) visita o quase ‘europeu’ Chaves (6.º).
Também o Vitória de Setúbal, 14.º, com 21 pontos, um ponto acima da zona de despromoção, joga fora, no domingo em casa do Boavista (7.º), e o Desportivo das Aves (13.º, 21) visita na sexta-feira o Rio Ave (5.º), em dois jogos que opões equipas candidatas à Europa a ‘aflitos’.
A ronda fica concluída apenas na segunda-feira, com a receção do Sporting de Braga (4.º) ao Tondela (11.º) a anteceder o jogo entre Sporting (3.º) e Moreirense (18.º), que tem início marcado para as 21:00.
Programa da 24.ª jornada:
– Sexta-feira, 23 fev:
Rio Ave – Desportivo das Aves, 20:30 (SportTV).
– Sábado, 24 fev:
Belenenses – Feirense, 16:00 (SportTV).
Marítimo – Vitória de Guimarães, 18:15 (SportTV).
Paços de Ferreira – Benfica, 20:30(SportTV).
– Domingo, 25 fev:
Desportivo de Chaves – Estoril Praia, 16:00 (SportTV).
Boavista – Vitória de Setúbal, 18:00 (SportTV).
Portimonense – FC Porto, 20:15 (SportTV).
– Segunda-feira, 26 fev:
Sporting de Braga – Tondela, 19:00 (SportTV).
Sporting – Moreirense, 21:00 (SportTV).