Logo paivense
Logo paivense

Idosos em lares serão vacinados

Portugal receberá nesta semana mais de 88 mil vacinas contra a covid-19 e elas serão destinadas, maioritariamente, “alocadas a Estruturas Residenciais para Idosos”, anunciou nesta manhã a ministra da Saúde, Marta Temido.

Segundo a ministra, chegaram hoje ao país 79950 vacinas da Pfizer e tem como público-alvo os idosos residentes em lares. Esses imunizantes se juntaram a 8400 frascos da Moderna, que foram os primeiros a serem administrados no país após a aprovação, na passada semana, pela Agência Europeia do Medicamento (EMA).

A ministra da Saúde lembra que o objetivo do governo “é concluir esta fase de vacinação (em lares e para profissionais de saúde) ao longo do mês de fevereiro”. Até o momento, já foram administradas mais de 74 mil doses de vacina.

O governo está de olho nos lares e nas casas de cuidados continuados. Afinal, dois terços das mortes pela Covid-19 atingiram a população com mais de 80 anos de idade. A ministra conta que vacina já foi administrada em 165 daquelas estruturas. “Estamos a correr contra o aparecimento de surtos, daí estarmos a acelerar a vacinação em Estruturas Residenciais para Idosos e em unidades de cuidados continuados”, explicou a ministra da Saúde.

Quanto às próximas entregas, no próximo dia 18 de janeiro chega mais vacinas da Pfizer/BioNTech, e no dia 25 chegarão mais vacinas da Pfizer e da Moderna. Sobre quem recebe cada tipo de vacina, a ministra Temido explica: “Quem levou uma 1.ª dose da Pfizer leva a 2.ª dose da Pfizer, não havendo alteração”.

Últimas Notícias 

Redes social da paivense