
Cerca de 700 crianças vindas das escolas do Concelho vieram festejar o S. João à sede do Concelho! Os mais pequenos saíram à rua para um dos momentos mais aguardados dos festejos sanjoaninos: o desfile das marchas infantis. Na tarde/noite de 22 de junho, Cinfães foi invadido pela alegria dos mais novos, numa verdadeira prova de vitalidade e empenho, dando às festas concelhias um brilho especial. Este ano participaram 9 escolas: Isabel – Travanca; Tarouquela; Lavra – Espadanedo; Fonte Coberta – Souselo; EB 2/3 de Souselo; Nespereira; Santiago de Piães; S. Cristóvão de Nogueira e Cinfães.
A primeira marcha a entrar no recinto foi a da Escola de Santa Isabel. “Cantando com alegria” e “desfilando com folia” trouxeram o tema “Os Fidalguinhos de Travanca”.
Seguiu-se o Centro Escolar de Tarouquela que escolheu o tema da Liberdade em memória da Revolução do 25 de Abril. “Bons soldados” e “lindas donzelas” marcharam nesta marcha “de rosas e cravos”, mostrando livremente que “as crianças são as mais belas”.
A Escola da Lavra – Espadanedo também marcou presença com uma marcha educativa. A “Água é Fonte de Vida” foi a temática apresentada, sublinhando a importância da “poupança e bom aproveitamento” deste bem essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra.
O Centro Escolar de Fonte Coberta foi a escola que se seguiu. Uma marcha alegre que trouxe os ritmos latinos até ao S. João. Sevilhanas e toureiros fizeram a festa, mostrando uma escola “cheia de vida e animação”.
De seguida veio a marcha da Escola E.B. 2,3 de Souselo. Com o tema “Portugal é Lindo” fez uma homenagem ao nosso país, celebrando a boa gastronomia, as belas paisagens, o fado e o futebol.
A Escola de Nespereira desfilou logo a seguir. “Saltar à corda, jogar ao pião, ao bom barqueiro e ao lenço da mão”, assim cantavam os mais novos, lembrando e recriando as brincadeiras de antigamente.
“Gira Sol, Nossa Alegria” foi o tema que se seguiu. Uma apresentação do Centro Escolar de Santiago de Piães dedicada “à luz que nos alumia” e ao “astro que nos guia”.
A marcha de São Cristóvão de Nogueira recuou no tempo! As “Lavadeiras”, numa lembrança às mulheres que noutros tempos lavavam no rio, foi o tema escolhido para festejar o S. João.
A encerrar o desfile, veio o Complexo Escolar de Cinfães. “Vestida de magia”, a marcha viajou até ao “País das Maravilhas”. A “Alice e o coelho, a rainha e os soldados” vieram todos marchar com “alegria e muit’emoção”.
Os marchantes de palmo e meio mostraram ter a lição bem estudada, trazendo às festas do Concelho um espetáculo magnífico. Letras e coreografias muito criativas, alegria e animação, cor e fantasia, marcaram este desfile das marchas infantis. Obrigada a todos pela participação e parabéns pelo brilhante resultado final.