Nascida na então freguesia de Várzea de Ovelha e Aliviada, no concelho do Marco de Canaveses em 1909, a cantora e atriz Carmen Miranda deixou Portugal aos 10 meses de idade rumo ao Rio de Janeiro, onde ainda hoje, 62 anos após a sua morte, é símbolo internacional do panorama artístico e cultural.
Um ícone mundial e a única portuguesa a ser homenageada no Pátio da Fama, em Hollywood, que é Património do Marco de Canaveses, porque nasceu no concelho.
No dia 9 de fevereiro, completam-se 110 anos do nascimento de Maria do Carmo Miranda da Cunha, festejada e reconhecida mundialmente Carmen Miranda, razão pela qual a Câmara Municipal do Marco de Canaveses não poderia deixar de assinalar o aniversário do seu nascimento.
A Sessão Comemorativa em homenagem a Carmen Miranda a realizar no próximo sábado, dia 9 fevereiro de 2019, a partir das 16h00, na Auditório Professora Emília Monteiro, contará com a apresentação pública do projeto do novo Museu Municipal Carmen Miranda, pelo Arquiteto Orlando Gaspar e com uma preleção sobre a vida e obra da artista pelo músico marcuense Francisco Tavares.
Programa:
16h05 – Boas-vindas – Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses
16h20 – Apresentação do projeto do Novo Museu Municipal Carmen Miranda – Arq. Orlando Gaspar
17h00 – Carmen: Vida e Arte – Francisco Tavares, Músico
17h30 – Encerramento – António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte