Logo paivense
Logo paivense

“Milagre económico é aldrabice política”

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

“O discurso do milagre económico é uma aldrabice política.” Quem o diz é o presidente do PSD, Rui Rio, que critica o Governo pelo contínuo aumento dos combustíveis e pela forma como tem lidado com as reivindicações dos professores.

As declarações de Rui Rio foram proferidas no discurso de encerramento das Jornadas Parlamentares do PSD que terminaram na terça-feira, na Guarda, e são divulgadas pelo Correio da Manhã.

Rui Rio considera que o Governo “beneficiou daquilo que foi feito pelo anterior Executivo” e também da melhoria da “conjuntura económica”. “Mas mais de 60% dos portugueses já perceberam que não há nenhum milagre económico”, salienta o líder social-democrata.

Rio critica a vaga de aumento dos preços dos combustíveis e a forma como o Governo do PS está a tratar o caso dos professores, na polémica da contagem do tempo de serviço para efeitos de descongelamento da carreira.

Se o Governo prometeu, deveria cumprir. Se não podia cumprir, não se deveria ter comprometido”, destaca Rio.

A marcar o discurso do presidente do PSD fica ainda o tema da descentralização, com Rio a notar que “o país está desequilibrado porque no Interior há falta de massa crítica, enquanto em Lisboa há excesso de concentração de serviços”.

Assim, Rio diz que é “preciso iniciar uma marcha em sentido oposto ao que foi feito nas últimas décadas”. “É preciso descentralizar e passar mais competências da administração central para as autarquias que têm melhor capacidade para gerir os recursos localmente”, frisa.

Fonte: ZAP