Logo paivense
Logo paivense

Mulher de Salgado terá mais de 100 milhões de euros em conta na Suíça

Miguel A. Lopes / Lusa

O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado

As autoridades suíças enviaram uma carta aos investigadores da Operação Marquês na qual identificam a mulher do ex-dono do BES como beneficiária de uma conta bancária com património entre 100 a 200 milhões de euros.

Segundo o Correio da Manhã, Maria João Bastos Salgado terá um um património de entre 100 e 200 milhões de euros depositado numa conta de um banco suíço. O montante é revelado numa carta rogatória enviada pelas autoridades judiciais da Suíça ao Ministério Público, no âmbito da Operação Marquês, escreve o jornal.

Em causa está um documento do banco Lombard Odier, sediado em Genebra, com data de agosto de 2016, que será uma espécie de ficha de cliente da mulher de Salgado que diz respeito à conta bancária de uma sociedade offshore sediada no Panamá, a Begolino.

De acordo com o CM, no documento, considerado secreto, a mulher do ex-banqueiro é identificada pelas iniciais “MB” e a revelação do significado destas iniciais foi feita pelo banco ao Ministério Público suíço em setembro de 2016. Também é identificada como sendo casada, com três filhos e dona de casa.

Como mandatários da conta de Maria João Salgado figuram, segundo a acusação da Operação Marquês, o marido e a filha de ambos, Catarina Amon. O CM adianta que foi desta conta bancária que saíram, em 2012, cerca de 3,22 milhões de euros para comprar três diamantes e também 1,2 milhões de euros para a adesão de Salgado ao programa de perdões fiscais.

Fonte: ZAP