Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Surto de vírus hemorrágico no Congo chega à França e coloca autoridades em alerta máximo
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Mundo - Surto de vírus hemorrágico no Congo chega à França e coloca autoridades em alerta máximo

Mundo

Surto de vírus hemorrágico no Congo chega à França e coloca autoridades em alerta máximo

Last updated: 25 de Junho, 2026
Erre Soares
Share
2 Min Read
Professionals in yellow PPE suits attending to a procedure outdoors for safety training.
📷 Pexels / CDC
SHARE

Paris, França – O Ministério da Saúde francês confirmou esta semana a presença do vírus num paciente que procurou assistência médica logo após aterrar em território nacional. Tratava-se de um médico que integrava uma equipa humanitária na República Democrática do Congo, onde o atual surto de febre hemorrágica já vitimou 267 pessoas e conta com mais de um milhar de infetados. O homem foi imediatamente encaminhado para uma unidade hospitalar vocacionada para o tratamento de patologias infecciosas de alta perigosidade.

A logística de contenção começou ainda no ar. O profissional de saúde viajou no voo AF736, que assegurou a ligação entre Kinshasa e o aeroporto Charles de Gaulle. Assim que o alerta foi dado, a Air France entregou às autoridades a listagem completa dos passageiros que partilharam a cabine com o médico, permitindo o início do rastreio de contactos de risco. A rapidez da operação visa evitar qualquer possibilidade de propagação comunitária.

Este é o primeiro registo da estirpe Bundibugyo fora das fronteiras africanas, marcando um novo capítulo na epidemia que, desde o passado dia 15 de maio, castiga a República Democrática do Congo pela 17.ª vez, estendendo-se também ao Uganda. A gravidade do surto acentuou-se em junho, altura em que a Organização Mundial de Saúde admitiu que a taxa de transmissão estava a ganhar uma velocidade preocupante, apesar das medidas sanitárias reforçadas no terreno.

O cenário é de incerteza, sobretudo porque a estirpe em causa continua sem resposta vacinal ou tratamento farmacológico específico. No entanto, as autoridades europeias tentam evitar o pânico. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças insiste que, para o cidadão comum no espaço europeu, o perigo de contágio permanece num nível reduzido, mantendo-se a monitorização constante da situação clínica do doente agora isolado.

TAGGED:alerta máximoCastelo de PaivaCinfãescoloca autoridadesconfirmou estaCongocongo chegadoenças infecciosasepidemiafebre hemorrágicaFrançamedicinaministérioOrganização Mundial de SaúdepaivenseParisPortugalregiãoRepública Democrática do Congosaúdesaúde francêsSaúde PúblicaSurtovírusvírus hemorrágico
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Penafiel acolhe testemunho de superação e resiliência com Paulo Azevedo em julho
Next Article Festas de S. João em Castelo de Paiva atraem milhares de pessoas com atuação dos Némanus
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Projeto APROXIMAR reforça auxílio a idosos em Castelo de Paiva com foco em saúde e lazer

Iniciativa integra o Plano de Ação Intermunicipal para o Envelhecimento Ativo e foca-se na proximidade entre gerações.

Margens do rio Arda recebem caminhada ecológica organizada pela autarquia de Castelo de Paiva

Iniciativa agendada para o início de setembro junta desporto e natureza, com…

Festival Rio em Paredes prevê receber 100 mil visitantes na primeira edição de agosto

Paredes, Portugal – A vila de Lordelo, no concelho de Paredes, prepara-se…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?