Na comemoração do seu 70º aniversário, o Museu Municipal de Penafiel, vai organizar diversas atividades, todas com entrada gratuita.
Esta terça-feira, dia 17 de abril, dia da fundação do Museu Municipal, será inaugurada a exposição evocativa ’70 anos do Museu’, a partir das 18h30. A mostra estará patente até dia 30 de setembro.
No sábado, dia 21 de abril, às 10h decorrerá uma visita guiada pela exposição alusiva ao aniversário do Museu, seguindo-se a cerimónia de entrega do Prémio Valor e Mérito da Associação de Amigos do Museu Municipal de Penafiel. Às 14h30, a iniciativa ‘Contos e estórias para todos’ será dinamizada por Gusta Santos. Segue-se, às 16h, o teatro de marionetas ‘Um monumento, um enredo’, da Rota do Românico, com interpretação da equipa do Museu. Durante a tarde haverá ainda mostra de ofícios tradicionais (tecelagem, cestaria e artesanato em madeira), bem como jogos matemáticos e pinturas faciais. Também no dia 21, às 17h30 terá início o concerto dos Dal Capo e às 21h30, o concerto do Grupo de Guitarras de Penafiel.
O Museu Municipal de Penafiel foi fundado a 17 de abril de 1948, junto da Biblioteca, no Palacete do Barão do Calvário, e teve como primeiro diretor, Abílio Miranda. Após algumas décadas provisoriamente instalado na Rua Conde Ferreira, o Museu Municipal mudou para as suas definitivas instalações, em 2009, no centro histórico da cidade, num edifício recuperado pelos arquitetos Fernando Távora e Bernardo Távora, com uma remodelação do Palacete setecentista dos Pereira do Lago, na Rua do Paço.
Desde 2009, passaram cerca de 200 mil visitantes, pelo Museu Municipal e pelos seus núcleos museológicos.
Foi eleito o Melhor Museu Português pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), em 2010, tendo nesse mesmo ano sido também nomeado para o prémio EMYA – European Museum of the Year Award, pelo European Museum Forum (EMF). O Museu Municipal integra, desde 2013, o Excellence Club da European Heritage Association.
O Museu Municipal de Penafiel conta com cinco salas temáticas dedicadas à Identidade, Território, Arqueologia, Ofícios e à Terra e Água. É ainda composto por quatro núcleos museológicos – Castro do Monte Mozinho, Moinho da Ponte de Novelas, Engenho de Sebolido e a Aldeia de Quintandona.
Fonte: A Verdade