Logo paivense
Logo paivense

Navio encalhado no Canal de Suez pode afetar economia global

Equipas continuam a trabalhar para retirar um enorme cargueiro de contêineres da Evergreen que está bloqueando o Canal de Suez, no Egito. Até o momento, mais de 200 navios estavam retidos, causando um “engarrafamento naval” para cruzar o canal.

“O foco agora está na dragagem para remover areia e lama ao redor do lado de bombordo da proa do navio. Além das dragas já no local, uma draga de sucção especializada já está com a embarcação e em breve começará a funcionar. Essa draga pode deslocar 2.000 metros cúbicos de material a cada hora “, afirmou a empresa de gerenciamento de navios.

A suspensão do tráfego pelo canal, que liga a Europa à Ásia, já provocou a subida dos custos de transporte e o desvio de vários petroleiros. Além disso, o trabalho de remoção do navio pode demorar vários dias ou até semanas. Com isso, as autoridades egípcias reabriram uma passagem antiga do canal para desviar algumas embarcações.

Até o momento, 150 navios que tentavam fazer a travessia entre Ásia e Europa estão impedidos de circular. Os navios transportam desde petróleo a cimento, peças de automóveis, bens de consumo, como roupas e móveis.

Pelo menos 30 petroleiros estão em ambos os lados do canal. O cargueiro é do tamanho de um arranha-céu ou de quatro campos de futebol, com cerca de 400 metros de comprimento, 59 de largura, 219 toneladas e capacidade para transportar 20 mil contêineres.