Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Agência dos EUA considera vacina da Moderna segura e eficaz
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - Agência dos EUA considera vacina da Moderna segura e eficaz

CiênciaCoronavírusMundoNotícias

Agência dos EUA considera vacina da Moderna segura e eficaz

Vladimir Gama
Last updated: 15 Dezembro, 2020 22:50
Vladimir Gama
Share
Vacina da Modena deve ser liberada nos EUA/© HENRY FORD HEALTH SYSTEM / AFP
SHARE

A Agência Reguladora dos Medicamentos e Alimentos (FDA) dos Estados Unidos, afirmou que a vacina da Modena contra a Covid-19 é segura e eficaz e assim dá um passo para a autorização de emergência da vacina até ao fim da semana.

A vacina feita por esta jovem empresa americana de biotecnologia “não apresenta problemas específicos” de segurança que “impeçam a emissão” de uma autorização para uso de emergência, de acordo com a FDA, cujo comité de especialistas se reunirá na próxima quinta-feira.

Se finalmente for aprovada, a vacina da Moderna juntar-se-á, uma semana depois, à da Pfizer/BioNTech, que recebeu luz verde da FDA na última sexta-feira, tendo já começado a ser utilizada na maior campanha de vacinação da história dos Estados Unidos.

A análise publicada pela FDA considera que, dos 30 400 participantes nos testes clínicos, 196 contraíram a covid-19 antes de 21 de novembro: onze entre os que receberam a vacina, e os outros 185 do grupo de placebo.

A eficácia média aumentou para 94,1% e chegou até a 95,6% para os menores de 65 anos, em comparação aos 86,4% para o grupo etário acima. Entre os 196 casos da covid-19, 30 eram graves, acrescenta a análise da FDA.

Os efeitos colaterais mais comuns da vacina da Moderna, chamada mRNA-1273, são a fadiga (70%), dores de cabeça e musculares (60%) e ainda o desconforto nas articulações e calafrios (45%). Os raros efeitos colaterais “graves” tendem a surgir nos mais jovens.

Casos de linfadenopatia, ou inchaço dos gânglios linfáticos, apareceram em 1,1% dos participantes dos testes que receberam a vacina, em comparação com 0,6% daqueles que receberam o placebo.

O grupo vacinado também apresentou mais reações alérgicas ou inflamatórias (1,5% versus 1,1% para o grupo placebo), mas nenhuma foi classificada como grave.

Os testes clínicos também registraram três casos de paralisia facial de Bell (geralmente temporária e não grave): um entre os participantes vacinados, e dois entre aqueles que receberam o placebo. Já os testes da vacina Pfizer-BioNTech contabilizaram quatro casos dessa paralisia, todos no grupo vacinado, para os quais a FDA recomendou vigilância específica.

Tanto no caso do imunizante da Moderna quanto no da Pfizer-BioNTech, a FDA considera que as informações de que dispõe são insuficientes para determinar se a vacina está na origem das paralisias.

Os casos graves com potencial de colocar em risco a vida dos participantes foram raros, cerca de 1% em cada grupo, e não há nada que aponta a vacina como sendo a causa.

As autoridades dos EUA planeiam vacinar cerca de 20 milhões de pessoas antes do final de dezembro, 100 milhões antes do fim de março, e toda população até o verão.

TAGGED:Notícias
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article 13 os inspetores do SEF com processos disciplinares
Next Article Preço da luz vai descer 0,6% no mercado regulado em 2021
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

six + 10 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Travanca recebe a II Feira do Vinho Doce este fim de semana

O Largo de Santa Isabel, em Travanca, será o palco da 2.ª edição da Feira do Vinho Doce, que decorre…

Concurso Vinhos de Lisboa 2025 anuncia os grandes vencedores da região

O concurso acolheu mais de 150 referências, das diferentes denominações de origem,…

Resultados positivos na promoção do sucesso escolar no Douro, Tâmega e Sousa

Este avanço, para além de outras variáveis, reflete também o impacto da…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Chegamos à meta de dois milhões de mortes por covid-19 em todo o mundo

Em mais ou menos um ano de pandemia e segundo os registos oficiais, em todo o mundo, o coronavírus SARS-CoV-2…

Cientistas descobrem centenas de novos coronavírus em morcegos da China

Cientistas da EcoHealth Alliance e do Instituto Wuhan de Virologia descobriram “centenas” de novos coronavírus em morcegos na China, alguns…

Vacinação Gripe: 98% da população com mais de 85 anos vacinada

Taxa de vacinação aumentou 10 pontos percentuais face à campanha de 2023/2024 A Unidade Local de Saúde do Tâmega e…

Descoberta bactéria capaz de neutralizar resíduos nucleares

SandoCap / Flickr Uma bactéria peculiar, descoberta num armazém de resíduos nucleares na Sibéria, revelou-se bastante promissora como ferramenta para…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

15 + 3 =

Lost your password?