Decorreu ontem (11 de setembro), a assinatura do acordo de cooperação entre o Arouca UNESCO Global Geopark e o Zhangjiajie – UNESCO Global Geopark, China. Em representação do Município de Arouca e do Arouca Geopark esteve Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal e presidente da direção da AGA – Associação Geoparque Arouca. O encontro entre as delegações para a assinatura do protocolo decorreu no âmbito da 8.ª Conferência Internacional sobre Geoparques Globais da UNESCO que decorre em Itália até ao final da semana. Estiveram também presentes o coordenador executivo da AGA – Associação Geoparque Arouca, António Carlos Duarte, o coordenador científico, Artur Sá, e a representante da Comissão Nacional da UNESCO, Elizabeth Silva.
Considerando o potencial de estruturas turísticas comuns como passadiços, pontes, museus e centros interpretativos, o acordo pretende reforçar a “internacionalização dos dois destinos”, tendo por base a valorização do património natural e cultural (material e imaterial) existente em cada geoparque, a importância da implementação do geoturismo e a oferta turística de qualidade.
“A cooperação entre o Arouca Geopark e o Zhangjiajie Geopark resultará em oportunidades mutuamente benéficas para as comunidades, para os cidadãos e para as organizações dos dois territórios. Os programas de trabalho de cooperação que vamos desenvolver encorajarão outros contactos e promoverão o intercâmbio de conhecimento em áreas tão diferentes, mas complementares como o turismo, a cultura, a educação, o ambiente, o empreendedorismo, a mobilidade e o lazer”, afirma a Presidente da Câmara Municipal de Arouca e presidente da direção da AGA – Associação Geoparque Arouca, Margarida Belém.
O Zhangjiajie – UNESCO Global Geopark, situado na Hunan Province da China, possui quatro áreas de uma beleza cénica singular, que são Zhangjiajie, Suoxiyu, Tianzishan e Yangjiajie. Contém 40 geossítios de importância nacional e 12 de significância internacional.