Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: CIM do Tâmega e Sousa promove visitas de campo a explorações agrícolas e empresas do setor agroalimentar
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Agenda - CIM do Tâmega e Sousa promove visitas de campo a explorações agrícolas e empresas do setor agroalimentar

AgendaAgriculturaNotícias

CIM do Tâmega e Sousa promove visitas de campo a explorações agrícolas e empresas do setor agroalimentar

Redação Paivense
Last updated: 19 Setembro, 2018 17:15
Redação Paivense
Share
SHARE

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) está a desenvolver um estudo para aferir o potencial económico do setor agroalimentar do Tâmega e Sousa e, nesse âmbito, vai dinamizar um conjunto de visitas de campo a explorações agrícolas e unidades empresariais de referência regional e nacional neste setor.

As visitas de campo, num total de sete, vão decorrer entre os meses de setembro e novembro, e terão como foco casos de sucesso em atividades com maior especialização e potencial de crescimento no Tâmega e Sousa, como são os casos da produção de vinho verde, de produtos frutícolas, hortícolas e micológicos e de carne certificada.

Especialmente dirigidas a produtores ou potenciais interessados em iniciar atividade, comercializadores, técnicos municipais e técnicos de entidades com atuação no setor do agroalimentar do Tâmega e Sousa, estas visitas de campo pretendem proporcionar aos participantes um contacto com exemplos de boas práticas ao nível das técnicas e dos modos de produção e dos modelos de negócio implementados.

Estas visitas constituirão igualmente uma oportunidade para estimular a cooperação entre produtores, permitindo-lhes encontrar, de forma conjunta, soluções para desafios futuros e potenciar a valorização agregada do setor agroalimentar.

Produtos agrícolas do Tâmega e Souza

A primeira visita de campo está agendada para o dia 28 deste mês, durante a manhã, e terá como destino a Quinta da Tapada, em Amarante, considerada um modelo na produção de cogumelos shiitake, cujo método assenta na produção com troncos de madeira de carvalho, dispostos em pilha, que, para induzir a frutificação, efetua o choque térmico e mecânico, com recurso a mergulho dos troncos. A visita será guiada pelo proprietário e responsável pela exploração, Nuno Moura.

Após a visita à exploração agrícola segue-se um momento de apresentação e discussão do modelo de negócio dos cogumelos shiitake, dirigido por José Martino, administrador da Ruris, com o objetivo de introduzir melhoramentos ao mesmo e fomentar a sua implementação por parte dos participantes.

Cada visita de campo está limitada a 40 participantes. As visitas são gratuitas e têm transporte incluído. Os interessados em participar nesta primeira visita poderão fazê-lo até 25 de setembro, inscrevendo-se no sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt, através de e-mail, enviando uma mensagem para geral@cimtamegaesousa.pt, ou pelos telefones 968 385 206 e 255 718 340.

Depois da exploração de cogumelos seguem-se as seguintes visitas de campo: produção de mirtilos (3 de outubro), kiwis (12 de outubro), vinho verde (19 de outubro), cerejas (24 de outubro), hortícolas em modo de produção biológico (26 de outubro) e carne certificada (9 de novembro).

As visitas de campo inserem-se no âmbito da operação “Capacitar o Tâmega e Sousa para a Especialização Inteligente”, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega, sendo co-financiada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Programa

28 de setembro de 2018

8h00 Encontro na CIM do Tâmega e Sousa, Penafiel

8h15 Saída em direção à Quinta da Tapada, Amarante

9h00 Visita de campo

Nuno Moura, proprietário da Quinta da Tapada

10h40 Saída em direção à Dolmen, Amarante

11h00 Pausa para café

11h15 Apresentação e discussão do modelo de negócio dos cogumelos shiitake

José Martino, Administrador da Ruris

12h30 Regresso à CIM do Tâmega e Sousa

13h00 Fim da visita de campo

 

 

TAGGED:AgronegócioCIMCIM Tâmega e SousaComércioTâmega e Sousa
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Urgente: ameaça de bomba no Hotel Vila Galé no Porto foi falso alarme
Next Article FC de Penafiel vence colectivamente 10ª Corrida das Vindimas
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

four × three =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Travanca recebe a II Feira do Vinho Doce este fim de semana

O Largo de Santa Isabel, em Travanca, será o palco da 2.ª edição da Feira do Vinho Doce, que decorre…

Concurso Vinhos de Lisboa 2025 anuncia os grandes vencedores da região

O concurso acolheu mais de 150 referências, das diferentes denominações de origem,…

Resultados positivos na promoção do sucesso escolar no Douro, Tâmega e Sousa

Este avanço, para além de outras variáveis, reflete também o impacto da…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Covid-19: Há 2060 infetados e 23 mortos em Portugal

De acordo com o balanço dado esta manhã pela Direção Geral de Saúde, o número de infetados em Portugal ultrapassou…

Cientistas descobrem como desapareceu o primeiro Império Mesopotâmico

elmsn / Flickr O Império Acádio, primeiro Estado mesopotâmico semita, desintegrou-se bruscamente e desapareceu há 4.200 anos. A culpa foi…

Distrito de Aveiro recebe o “Passeio da Memória”.

A Alzheimer Portugal vai realizar durante o mês de setembro, em todo o país, incluindo o distrito de Aveiro, a…

Mais dois casos positivos em Castelo de Paiva

Castelo de Paiva divulga mais dois casos positivos da covid-19 no concelho. Há ainda a registar 25 recuperados e 2…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

eighteen − ten =

Lost your password?