Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Investigadores da Universidade de Aveiro produzem o ‘cimento mais ecológico do mundo’ com desperdícios de celuloses
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Ambiente - Investigadores da Universidade de Aveiro produzem o ‘cimento mais ecológico do mundo’ com desperdícios de celuloses

AmbienteAveiroCiênciaNotícias

Investigadores da Universidade de Aveiro produzem o ‘cimento mais ecológico do mundo’ com desperdícios de celuloses

Last updated: 12 de Março, 2019
Redação
Share
2 Min Read
SHARE

Investigadores da Universidade de Aveiro (UA) estão a desenvolver um tipo de cimento apontado como o mais ecológico do mundo. Na receita, para além de utilizar maioritariamente desperdícios das indústrias de celulose que de outra forma iriam para aterros, a produção do cimento ‘verde’ reduz drasticamente o uso de recursos naturais virgens e pode ser produzido à temperatura ambiente, diminuindo consideravelmente o consumo de energia. O resultado é um eco-cimento para construir um mundo mais sustentável. 

Desenvolvido para ter as mesmas caraterísticas do cimento comum, mais conhecido como cimento Portland e cuja produção é altamente poluente, o eco-cimento desenvolvido no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) da UA assume-se como uma alternativa aos ligantes tradicionais. 

Cimento sustentável da UA

“As nossas argamassas geopoliméricas são uma alternativa válida às produzidas com cimento Portland pois têm propriedades que as tornam adequadas para diversas aplicações na construção”, explica Manfredi Saeli, o investigador que a par de Rui Novais, Paula Seabra e João Labrincha desenvolveu o novo material. 

De fato, acrescenta o investigador, “os materiais produzidos são altamente sustentáveis, menos poluentes e a sua produção é rentável”. Além disso, “os geopolímeros endurecem rapidamente, exibem uma matriz estável e uniforme, um desempenho mecânico adequado e uma excelente resistência a produtos químicos e ao envelhecimento. Tudo isso torna essa nova classe de cimentos uma alternativa ao cimento Portland válida e sustentável”.

Desenvolvido com recurso a desperdícios da indústria de celulose, nomeadamente cinzas e grãos de cal que de outra forma iriam parar a aterros e que constituem 70 por cento dos ingredientes do eco-cimento da UA (os outros 30 por cento são metacaulino), este material inovador pode ser usado no lugar dos cimentos tradicionais e com níveis de desempenho idênticos.

TAGGED:Cimentocimento ecológicoPortlandUAUniversidade de Aveiro
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Castelo de Paiva: Sabariz acolhe a 1ª Feira do Cavalo
Next Article Alunos de Castelo de Paiva disputaram primeira fase das XV Olimpíadas da Europa
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Projeto Aproximar mobiliza IPSS e Juntas de Freguesia de Castelo de Paiva contra isolamento

Iniciativa local combina música, desporto e fotografia para combater a solidão na comunidade.

Escritaria 2026 em Penafiel acolhe instalação audiovisual sobre granito

Projeto da Circolando cruza memória local e poesia com entrada livre no…

Rua Israel Pinto Fernandes em Fornelos fica sem trânsito até 20 de novembro

Autarquia garante passagens para peões e socorro durante obras de saneamento

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?