O Jornal Paivense noticiou no Dia de Santo António, 13 de junho, que pesquisadores conseguiram traçar a árvore genealógica de Santo António e assim determinar sua origem em Castelo de Paiva, através de seus pais que nasceram e viveram cá.
A notícia ganhou destaque internacional e foi publicada na maior revista do Brasil, a Exame, do Grupo Abril, através da agência internacional de notícias MF Press Global (link do artigo na revista Exame: clique aqui).
A publicação em veículos internacionais de renome evidencia Castelo de Paiva, a tornar o concelho conhecido além mar.
A linhagem de Santo António aponta para os antigos reis de Portugal, e tem nobres e até mesmo os descendentes da Família Real portuguesa residentes no Brasil. Todos estes tem conexão direta com o Santo, conforme aponta o trabalho do pesquisador Rui Pereira, responsável pela elaboração da árvore genealógica, com base nos documentos e estudos feitos por Mário Gonçalves Pereira, que provam a ligação de Santo António com a terra de Payva, assim como sua ascendência nobre, que está de acordo com a tradição oral.
O Jornal Paivense reuniu a opinião de arqueólogos, pesquisadores e a tradição oral para comprovar que a origem de Santo António está ligada ao concelho de Castelo de Paiva, através de seus pais. Documentos do século IX apontados pelos pesquisadores mostram a conexão:
Saiba mais no artigo publicado pelo Jornal Paivense sobre a origem de Santo António em Castelo de Paiva: (clique aqui para ler)