O processo de revisão do Plano Diretor Municipal de Felgueiras, iniciado em 2016 e que já devia estar terminado, deverá concluir-se no final de 2019, disse hoje à Lusa fonte autárquica.
Segundo a fonte, o processo vai prolongar-se por mais 18 meses, porque falta ainda cumprir um conjunto de exigências legais.
O atual executivo, de maioria PS, responsabiliza a anterior gestão PSD pelo atraso, alegando que foi o ex-presidente Inácio Ribeiro que, no início de 2017, deu indicação à equipa técnica para adiar a conclusão da revisão para o período posterior às eleições autárquicas.
Na próxima reunião do executivo, agendada para 15 de março, será votada a nova comissão de acompanhamento da revisão do PDM de Felgueiras.
O executivo liderado por Nuno Fonseca reafirma que a conclusão do processo de revisão é uma prioridade da nova gestão autárquica, recordando que o documento em vigor foi elaborado em 1993 e há muito que não corresponde as dinâmicas de desenvolvimento do concelho.
Felgueiras é um dos concelhos mais atrasados do Norte do país no processo de revisão do PDM.
Segundo a CCDR-N, até ao final de outubro de 2017 concluiu-se a revisão de 93% dos planos diretores dos concelhos da região do Norte, o que corresponde a 75 dos 86 municípios.
No Tâmega e Sousa, só Felgueiras e Castelo de Paiva não concluíram o processo de revisão.