Segundo dados da GNR, desde as 21h da passada sexta-feira, a operação Natal Tranquilo registou 1016 acidentes que resultaram em 15 mortos, mais do dobro do ano passado, quando morreram sete pessoas no mesmo período.
Na quarta-feira, o último dia da operação “Natal Tranquilo”, houve ainda 44 feridos ligeiros nos acidentes ocorridos nas estradas sob jurisdição da GNR.
O distrito com mais acidentes registados no último dia da operação “Natal Tranquilo”, entre as 21h da passada sexta-feira e as 24h de quarta-feira, foi o Porto (29), seguido de Lisboa (24), Faro e Aveiro (16), Braga (13), Viseu (11) Coimbra e Leiria (11).
A Operação “Natal Tranquilo”, foi realizada com o reforço do patrulhamento e da fiscalização nas vias com maior tráfego nesta altura do ano no país, e conta com a participação de mais de 1.400 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais.
A GNR aconselha também os condutores a fazerem um planeamento cuidado das viagens, evitando os períodos do final do dia, quando se prevê maior intensidade de tráfego, a descansarem antes de efetuar a viagem e a, pelo menos de duas em duas horas, ou sempre que necessário, pararem e descansarem. Por fim, a GNR pede ainda a adoção de uma condução atenta e defensiva.