Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Conheça direitos que podem ser limitados com Estado de Emergência
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - País - Conheça direitos que podem ser limitados com Estado de Emergência

País

Conheça direitos que podem ser limitados com Estado de Emergência

Last updated: 5 de Novembro, 2020
Raphael Lucca
Share
3 Min Read
SHARE

Decreto do Presidente da República já está a caminho da Assembleia da República para ser votado. Presidente Marcelo fará pronunciamento à nação logo após a votação.

O decreto do Estado de Emergência já está a caminho da Assembleia da República, sendo que prevê esta situação por 15 dias, entre os dias 9 e 23 de novembro, em todo o território nacional e permite ao Governo adotar determinadas medidas de combate à pandemia da Covid-19. 

Estes são os quatro direitos que podem ficar parcialmente limitados, restringidos ou condicionados com o Decreto do Estado de Emergência, assinado pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa: 

1. Direitos à liberdade e de deslocação: “Podem ser impostas pelas autoridades públicas competentes as restrições necessárias para reduzir o risco de contágio e executar as medidas de prevenção e combate à epidemia, designadamente nos municípios com nível mais elevado de risco, assim como, na medida do estritamente necessário e de forma proporcional, a proibição de circulação na via pública durante determinados períodos do dia ou determinados dias da semana, a interdição das deslocações que não sejam justificadas, designadamente pelo desempenho de atividades profissionais, pela obtenção de cuidados de saúde, pela assistência a terceiros, pela frequência de estabelecimentos de ensino, pela produção e pelo abastecimento de bens e serviços e por outras razões ponderosas, cabendo ao Governo, nesta eventualidade, especificar as situações e finalidades em que a liberdade de circulação individual, preferencialmente desacompanhada, se mantém”;

2. Iniciativa privada, social e cooperativa: “Podem ser utilizados pelas autoridades públicas competentes, preferencialmente por acordo, os recursos, meios e estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde integrados nos setores privado, social e cooperativo, mediante justa compensação, em função do necessário para assegurar o tratamento de doentes com COVID-19 ou a manutenção da atividade assistencial relativamente a outras patologias”;

3. Direitos dos trabalhadores: “Podem ser mobilizados, pelas autoridades públicas competentes, quaisquer colaboradores de entidades públicas, privadas, do setor social ou cooperativo, independentemente do respetivo tipo de vínculo ou conteúdo funcional e mesmo não sendo profissionais de saúde, designadamente servidores públicos em isolamento profilático ou abrangidos pelo regime excecional de proteção de imunodeprimidos e doentes crónicos, para apoiar as autoridades e serviços de saúde, nomeadamente na realização de inquéritos epidemiológicos, no rastreio de contatos e no seguimento de pessoas em vigilância ativa”;

4. Direito ao livre desenvolvimento da personalidade e vertente negativa do direito à saúde: “Pode ser imposta a realização de controlos de temperatura corporal, por meios não invasivos, assim como a realização de testes de diagnóstico de SARS-CoV-2, designadamente para efeitos de acesso e permanência no local de trabalho ou como condição de acesso a serviços ou instituições públicas, estabelecimentos educativos e espaços comerciais, culturais ou desportivos, na utilização de meios de transporte ou relativamente a pessoas institucionalizadas ou acolhidas em estruturas residenciais, estabelecimentos de saúde, estabelecimentos prisionais ou centros educativos e respetivos trabalhadores”.

Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Mais 10 casos positivos em Castelo de Paiva
Next Article Governo aprova subsídios às empresas e crédito parcial a fundo perdido
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

A close-up view of a city ambulance with a red siren light and Portuguese text 'AMBULÂNCIA'

Homem em estado grave após incêndio destruir habitação em Penacova

Vítima de 61 anos foi socorrida no local pela equipa da VMER antes de ser transferida para o Hospital de…

Cinfães e Águas do Norte preparam expansão da rede de saneamento e abastecimento

Autarquia e concessionária definem estratégias para captar investimento e incentivar ligações domésticas…

Festival Música com História termina em Cinfães após uma semana de concertos e formação

Cinfães, Portugal – O Auditório Municipal de Cinfães serviu de palco inicial…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?