Numa altura em que a sociedade portuguesa enfrenta grandes desafios, como a crise habitacional e uma solidão crescente da população sénior, o MEO, enquanto marca de causas, apresenta a iniciativa Partilha Casa. Uma iniciativa nacional, a três anos, que tem por objetivo a divulgação de programas que fomentam a partilha de alojamento entre seniores e jovens estudantes universitários, em circunstâncias de plena convivência e de ferramentas que facilitam o acesso aos mesmos e vão de encontro às necessidades da população portuguesa. O conceito é simples: juntar jovens universitários que procuram alojamento e seniores que vivem sozinhos e apreciam a companhia.
Portugal é o país da União Europeia a envelhecer mais rapidamente1 e 1 milhão e 700 mil idosos afirmam viver em solidão. Ao mesmo tempo, 95% dos jovens portugueses vivem com os pais e a renda média dos contratos de arrendamento mais recentes corresponde a mais do triplo dos contratos antigos.
Partilha Casa surge, assim, como uma solução que permite mitigar a dificuldade de acesso a alojamento a um custo acessível por parte de jovens universitários deslocados do seu contexto familiar e a solidão da população sénior. Tudo isto num ambiente acolhedor e de partilha, permitindo um maior conforto e qualidade de vida, fazendo com que Proximidade e Humanização sejam os conceitos subjacentes este projeto.
Saiba mais sobre o projeto no documento em anexo e nos links abaixo:
- Link com fotos do evento de apresentação: https://gg5f32.s.cld.pt
- Link do filme Institucional: MEO || Dá espaço à partilha – YouTube
- KV (em anexo)