Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Ao som das janeiras, Marcelo fez apelo ao “espírito de família”
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - País - Ao som das janeiras, Marcelo fez apelo ao “espírito de família”

PaísPolítica

Ao som das janeiras, Marcelo fez apelo ao “espírito de família”

Last updated: 7 Janeiro, 2019 11:00
Redação
Share
SHARE

António Pedro Santos / Lusa

No dia em que ouviu cantar as Janeiras, Marcelo disse que é necessário “nunca ultrapassar o patamar que afasta a violência, agressividade excessiva, provocações no sentido de radicalizar o que depois empobrece o espírito de família”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assistiu este domingo às tradicionais Janeiras no Palácio de Belém, pela Sociedade Musical de Vouzela, e fez um apelo ao “espírito de família”, à tolerância para que se evite a violência e a radicalização.

Em Dia de Reis, e depois de ouvir uma mistura de Janeiras tradicionais e um miniconcerto de Ano Novo, que incluiu “Ave Maria”, de Gounod, ou “Pompa e Circunstância”, de Elgar, na sala das Bicas, Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu e quis deixar “quatro palavras”.

As Janeiras, afirmou, “traduzem o espírito desta época”, mas que deve “transitar para as outras épocas ao longo ao ano”, em que se deve respeitar a riqueza de quem pensa “de maneira diferente”. “Seria insuportável de viver numa sociedade que fosse toda igual, igual nas ideias, nos projetos, nas ambições das pessoas, nas carreiras, nos sonhos”, afirmou.

Para Marcelo, é preciso “saber conjugar as ideias”, que são diversas, mas deve também existir “um respeito recíproco, uma aceitação do pensamento dos outros”. É preciso “saber não ultrapassar nunca um limite, um patamar que afaste a violência, a agressividade excessiva, que afaste as tentações ou provocações no sentido de radicalizar o que depois empobrece o espírito de família”.

O chefe do Estado convidou a Sociedade Musical Vouzelense a cantar as Janeiras em Belém, depois de ter visto os músicos, na sua maioria jovens, nas férias de verão de 2018, quando visitou zonas do país afetadas pelos grandes incêndios do ano anterior.

Nos cerca de sete minutos que falou, Marcelo elogiou as Janeiras, aliando História e tradição, valores que devem “ser preservados”, dizendo depois que as interpretações feitas pela banda, fundada originalmente em 1880, serem uma “mistura de Janeiras e concerto de Ano Novo”, pelo reportório escolhido de música clássica.

Depois, recordou 2017 e os “tempos difíceis” que as populações atravessaram durante os grande incêndios, “uma grande tragédia nacional”, e que o levou a fazer férias na região centro do país, em 2018, como forma de “convidar” os portugueses a visitarem a zona.

E sublinhou “como foi importante trazer Vouzela aqui”, ao Palácio de Belém, como forma de “testemunhar a solidariedade” aos músicos, mas também aos autarcas, presidente da câmara e da assembleia municipal, presentes na Sala das Bicas.

No final, houve uma fotografia de grupo e também não faltaram as selfies, várias, tiradas pelo próprio Marcelo com os músicos da banda musical e crianças do coro, que fizeram a sua estreia no Palácio de Belém.

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueMarcelo Rebelo de SousaNacionalpolítica
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Descoberta nova espécie de rã de patas longas no Equador (e é extraordinária)
Next Article O verdadeiro ouro negro: tinta de impressora é 7.800 vezes mais cara que petróleo
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Eventos desportivos e culturais animam Castelo de Paiva nos próximos dias

Agenda contempla atividades para diferentes públicos e idades

Obras públicas arrancam 2026 com queda no investimento e nos contratos

Dados revelam impacto do início do ano na dinâmica do setor

Bruno Coimbra assume presidência da Águas do Douro e Paiva

O novo órgão de gestão é presidido por Bruno Coimbra, contando ainda…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

“Covid shot tax”. Ex-governante português propõe novo imposto para os cidadãos europeus ajudarem a pagar a crise

Álvaro Millán / Flickr Uma “Covid shot tax de salvação europeia”. A ideia é do antigo secretário de Estado dos…

Depois da Huawei, EUA pode alargar lista negra de empresas chinesas

Jim Lo Scalzo / EPA Depois de os EUA terem colocado a gigante chinesa de telecomunicações Huawei na lista negra…

Fisco já não vai a casamentos e festivais neste verão. Centeno cancela mais uma operação.

Nem um dia durou a notícia de que a Autoridade Tributária (AT) ia fiscalizar casamentos e festivais de verão. O…

Ultimato ao Governo. Professores ameaçam bloquear o ano letivo

Mário Cruz/ Lusa Os sindicatos de professores ameaçaram esta quarta-feira “bloquear o normal desenvolvimento do ano letivo” se o Governo…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?