Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Governo cria “checklist” com obrigações legais para futuros ministros
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - País - Governo cria “checklist” com obrigações legais para futuros ministros

PaísPolítica

Governo cria “checklist” com obrigações legais para futuros ministros

Last updated: 29 de Maio, 2018
Redação
Share
2 Min Read
SHARE

Depois do caso do ministro Siza Vieira, o Governo vai criar uma espécie de guia para futuros ministros e secretários de Estado com informações e obrigações legais que os futuros governantes precisam de entregar e a que entidades.

A “checklist” que o Governo vai criar é uma espécie de guia para futuros ministros e secretários de Estado, que indica todas as obrigações e entidades a quem têm de prestar informação ao entrar no executivo.

Segundo fonte do gabinete da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, esta “checklist” vai indicar as informações e obrigações que os futuros governantes precisam de entregar, como declarações de rendimentos, e a que entidades, como o Parlamento ou o Tribunal Constitucional, e quais os prazos a respeitar.

Esta decisão surge após a polémica em torno do caso do ministro Pedro Siza Vieira, com a notícia de que infringiu a lei sobre incompatibilidades dos titulares de cargos políticos e altos cargos públicos por ser gerente, não remunerado, de uma empresa familiar.

Em 23 de maio, o Ministério Público pediu ao Tribunal Constitucional para analisar as declarações de incompatibilidades e de rendimentos do ministro Adjunto por ser sócio-gerente de uma imobiliária.

No último debate quinzenal no parlamento, o primeiro-ministro, António Costa, considerou que houve “um lapso” de Siza Vieira e afirmou que já não existe qualquer incompatibilidade da sua parte, que “mal foi detetada, foi corrigida”.

Além de Siza Vieira, João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, também acumulou o cargo de governante com o de gerente de uma empresa unipessoal de exploração de plantação de mirtilos.

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueGovernoNacionalpolítica
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Mascar pastilha elástica pode ajudar a perder peso
Next Article Hubble descobre gigantesco arco cósmico
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

São Paulo recebe “Corredor Atlântico” com líderes empresariais luso-brasileiros

O Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, acolhe no próximo dia 12 de agosto, a partir das 12h, mais uma…

Penafiel promove ciclo de cinema e concertos gratuitos durante o próximo fim de semana

A programação cultural estende-se por vários pontos do concelho com propostas para…

Município de Cinfães reforça Proteção Civil com nova viatura de combate a incêndios

O veículo, cofinanciado por fundos comunitários, melhora a capacidade de resposta a…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?