Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Marcelo Rebelo de Sousa promulgou a nova lei da paridade (mas com alguns parêntesis)
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - País - Marcelo Rebelo de Sousa promulgou a nova lei da paridade (mas com alguns parêntesis)

PaísPolítica

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou a nova lei da paridade (mas com alguns parêntesis)

Last updated: 22 Março, 2019 9:30
Redação
Share
SHARE

António Cotrim / Lusa

O Presidente da República promulgou a nova Lei da Paridade. A lei estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais têm de assegurar a representação mínima de 40% de cada um dos sexos.

A regra tinha sido aprovada no mês passado em votação final pelo PSD, PS, Bloco de Esquerda, PAN e pela presidente do CDS-PP, Assunção Cristas. Agora foi promulgada por Marcelo Rebelo de Sousa.

A decisão foi publicada no site da Presidência da República, mas vem com alguns parêntesis. Marcelo, nota o Observador, diz não compreender “por que razão a paridade vale, como princípio, para todas as eleições com listas plurinominais, salvo as regionais”.

O Presidente refere que teria “preferido” que as alterações sobre a legislação eleitoral fossem submetidas a promulgação “a menos de seis meses de eleições a que se aplica”. Ainda assim, o Presidente abriu uma exceção “tendo em consideração a relevância do princípio consagrado”.

Esta nova lei entra em vigor no prazo de 120 dias após a aprovação em Parlamento, que ocorreu a 8 de fevereiro deste ano. As regras agora aprovadas pela Presidência não se aplicarão nas próximas eleições europeias, marcadas para 26 de maio, mas já estarão de pé nas eleições legislativas de 6 de outubro.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha esperar que a aplicação deste diploma “não suscite interpretações redutoras em termos de constitucionalidade”.

O acordo entre o PS e o PSD vai obrigar os partidos a procurar uma maior paridade entre homens e mulheres. O novo diploma vai subir a representação feminina em eleições legislativas, europeias e autárquicas para um mínimo de 40%, subindo assim a percentagem que era, até agora, de 33,3%.

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueMarcelo Rebelo de SousaNacionalParlamentopolítica
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Onda de violência em Castelo de Paiva: assaltos em três condomínios e no centro da vila
Next Article Costa condiciona extensão do Brexit para além de 23 de maio à aprovação do acordo
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Estudantes do 4º ano exploram o legado histórico das Minas do Pejão em Castelo de Paiva

Esta ação, que visou aprofundar a compreensão sobre o passado do concelho, contou com o apoio logístico dos serviços de…

Castelo de Paiva prepara semana recheada de eventos culturais, desportivos e populares

A programação arranca com as Festas em Honra de São João Batista,…

GNR de Matosinhos prende trio suspeito de assaltos em nove concelhos do Norte de Portugal

O rasto de atividades ilícitas, que incluía o roubo de viaturas, estendia-se…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?