Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: “Refugiados: e se fosse comigo?”
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Arouca - “Refugiados: e se fosse comigo?”

AroucaPolítica

“Refugiados: e se fosse comigo?”

Last updated: 16 Julho, 2018 19:56
Redação
Share
SHARE

Os grandes temas da atualidade continuam a marcar a agenda das “Conferências de Arouca”, promovidas pelo Círculo Cultura e Democracia. Desta vez, será a problemática dos refugiados a merecer atenção. Com o título “Refugiados: e se fosse comigo?”, a próxima conferência terá lugar no dia 21 de julho (sábado), às 17h00, no auditório da loja de turismo de Arouca.

O número, sem precedentes, de pessoas deslocadas à força no mundo é de 68,5 milhões, segundo a Agência das Nações Unidas para os Refugiados. Entre eles estão 40 milhões de deslocados internos, 3,1 milhões de requerentes de asilo, e quase 25,4 milhões de refugiados, dos quais mais de metade são crianças.

Teresa Tito de Morais é a conferencista convidada para nos ajudar a compreender melhor este mundo, onde a cada dois segundos uma pessoa é forçada a deslocar-se como resultado de conflito, perseguição ou violência, e a olhar para a história que cada uma carrega consigo e não apenas para os números.

Fundadora e presidente do Conselho Português para os Refugiados (CPR) desde 1991, Teresa Tito de Morais tem um percurso importante, que começou anteriormente, dedicado à construção de uma agenda nacional pelos direitos dos refugiados. No CPR, sob sua liderança, uma equipa de mais de 70 pessoas procuram diariamente soluções duradouras e sustentáveis para o acolhimento e integração dos refugiados em Portugal.

Durante a denominada ‘crise dos refugiados’, com pico mediático em 2015 e 2016, as televisões e os jornais mostravam, a um ritmo quase diário, imagens de milhares de pessoas a tentar chegar à Europa. Mas são as regiões em desenvolvimento que acolhem e apoiam cerca de 85% dos refugiados do mundo, com enorme impacto; algo que poderia ser uma responsabilidade global e partilhada.

Como lidar com as tensões provocadas pelo fluxo de refugiados (e migrantes), acentuadas nos últimos anos, uma crise simultaneamente humanitária e política?

Enquanto as causas que levam milhões de pessoas a fugir persistem ou emergem, os refugiados continuarão a deslocar-se para onde acham que podem recomeçar as suas vidas em segurança. É essencial colocarmo-nos na sua pele, perceber as razões porque deixam as suas casas e porque arriscam a vida sabendo as dificuldades que têm pela frente.

Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Câmara de Lisboa vai sortear casas a preços baixos para a classe média
Next Article Já há provas: Homem de Neandertal ocupou Vale do Côa antes do Homo sapiens sapiens
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Cinfães: Programa formativo online debate os desafios e o apoio na juventude

O município de Cinfães, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, vai dar continuidade ao seu programa…

Castelo de Paiva: 40.ª edição dos Jogos Desportivos inicia com tributo ao movimento associativoCastelo de Paiva assinalou o 25 de Abril

com o arranque da 40.ª edição dos Jogos Desportivos e Culturais, evidenciando…

Uma tragédia marcou o concelho de Castelo de Paiva na tarde de segunda-feira, com a morte por afogamento de um jovem de 23 anos, residente em Penafiel.

A vítima, Joary Viegas d’Abreu de Monte Cristo, natural de São Tomé…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?