
Fernando Freire de Sousa, presidente da CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), visitou Cinfães, no dia 26 de outubro.
A agenda de trabalhos iniciou com uma reunião nos Paços do Concelho, onde se analisou a evolução dos financiamentos comunitários no concelho, que tem uma elevada taxa de execução, discutindo-se a reprogramação e novas oportunidades de financiamento. Recorde-se que esta entidade é a responsável pela gestão dos fundos do Portugal 2020.
Efetuou-se uma visita ao Centro Empresarial e Tecnológico de Cinfães, e à fábrica de calçado Loped, a laborar no Concelho desde 2015, fruto das políticas de atratividade de investidores. Esta empresa emprega, atualmente, mais de 60 pessoas com uma produção diária de 750 pares de sapatos. Fernando Freire de Sousa visitou ainda outro pavilhão, onde vai ser instalada mais uma unidade de produção, também no setor do calçado.
O programa contemplou também uma visita às obras do Parque de Campismo e Caravanismo de Mourilhe, na freguesia de São Cristóvão de Nogueira, junto à albufeira da Barragem de Carrapatelo. Aquele responsável ficou a conhecer no terreno a evolução das obras. O investimento, de um milhão duzentos e noventa mil euros, comtempla zonas para tendas, caravanas e auto caravanas, 6 bungalows, um restaurante panorâmico, ginásio, jacuzzi e banho turco, piscina exterior, área de merendas e um parque infantil, e será financiada pelo programa comunitário PROVERE no valor de um milhão e noventa e quatro mil euros.
Houve ainda oportunidade para uma visita á serra do Montemuro e Porto Antigo, dois locais de passagem obrigatório para quem visita o concelho de Cinfães.
Fernando Freire de Sousa ficou a conhecer a evolução do concelho, os seus projetos e obras, não ficando indiferente às belezas desta terra, as quais realçou.