Castelo de Paiva está a dar passos rumo a novas iniciativas verdes contra o aquecimento global e em busca de um desenvolvimento sustentável.
A Câmara Municipal inseriu no centro da vila o primeiro posto de carregamento elétrico para viaturas. A medida aponta na direcção já sinalizada por todas as grandes montadoras europeias, como a Volkswagen, a BMW, a PSA e a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que querem até 2025 tornar o carro elétrico seu principal produto.
Este novo posto está situado na Rua Direita, junto ao edifício do Tribunal. A expectativa é que outros postos sejam instalados no concelho em um futuro próximo, o que poderá incentivar os que residem em Castelo de Paiva a considerar optar pelo carro elétrico.
Recorde-se que desde 1 de janeiro de 2019, o incentivo do Estado para a aquisição de um veículo 100% elétrico novo é de 3 000 euros no caso de pessoas singulares e 2 250 euros para pessoas colectivas. Estão incluídos nesta categoria os veículos automóveis ligeiros de passageiros e de mercadorias novos, sem matrícula, exclusivamente elétricos, das categorias M1 e N1 conforme a classificação do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), devidamente homologados. Os veículos de duas rodas (motociclos de duas rodas e ciclomotores) elétricos beneficiam de um incentivo de 20%, até € 400, e as bicicletas elétricas têm um incentivo de 250 euros.
Tempo de carregamento e operação do novo posto
Segundo o site da MAGNUM CAP, fabricante do equipamento instalado, um carregamento até 150 kW em corrente continua (DC) ou 11 kW carregado em corrente alternada (AC), o que pode garantir autonomia de até 300km a depender do veículo em 1h de carregamento aproximadamente. Para além disto, existe a possibilidade de optar por carga rápida a 22 kW em AC.