Inácio Rosa / Lusa
Segundo o barómetro da Aximage relativo a abril, a distância entre o PSD e o PS na corrida às eleições legislativas encurtou-se em cinco pontos percentuais.
No mês em que lançou os passes sociais mas foi pressionado pelas revelações do “familygate”, o PS registou uma queda significativa nas intenções de voto, de acordo com o barómetro da Aximage relativo a abril, feito para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã.
A queda do PS e a subida acentuada do PSD fez com que a distância entre os dois partidos encurtasse em cinco pontos percentuais, o nível mais baixo dos últimos dois anos e meio. O barómetro aponta para ma queda de 1,7 pontos percentuais no PS, para 34,6%, e uma subida de 3,4 pontos do PSD, para 27,3%.
A diminuição da diferença entre os dois maiores partidos coincide com o mês em que foram reveladas várias notícias sobre as relações familiares no Executivo de António Costa, algo que parece ter ofuscado o impacto positivo da introdução dos passes sociais nos transportes públicos.
O PS tem registado uma tendência de queda nas sondagens já desde setembro, altura em que as intenções de voto em António Costa apontavam para valores na ordem dos 40%: Já o PSD registou uma subida acentuada (de dez pontos percentuais em dois meses) nas sondagens com vista às eleições europeias de 26 de maio.
Mas as boas notícias para Rui Rio não ficam por aqui. O líder do partido social-democrata deixou o lugar de líder político menos bem visto pelos eleitores. Em janeiro, a popularidade de Rio estava em 6,4 pontos (de 20), mas o último barómetro colocou-o em 8,3 valores, ultrapassando Assunção Cristas e Jerónimo de Sousa. António Costa tem 9,4 pontos e Catarina Martins 8,9 pontos.
Fonte: ZAP