O PSD vai realizar uma reunião de seu conselho nacional no próximo dia 14 de outubro, em Lisboa. Os integrantes do partido devem aproveitar a oportunidade para discutir a situação política do país, além de elegerem o novo presidente, aprovarem o regulamento e marcarem o 39ª Congresso.
A liderança do encontro será de Rui Rio. A respeito das eleições no último fim de semana, ele afirmou que o partido teve “um excelente resultado”, que o coloca em “melhores condições de vencer as eleições” legislativas de 2023. No entanto, ele ainda não confirmou se tentará a reeleição no comando da legenda.
O PS venceu as autárquicas com 149 câmaras (148 sozinho e uma em coligação) e o PSD conquistou 114 autarquias (72 sozinho e 42 em coligação), além de vencido em Lisboa, Coimbra, Portalegre ou Funchal.
Em relação a 2017, o PSD garantiu 32 novas autarquias, mas também perdeu 16, ficando com um saldo positivo de 16 em relação há quatro anos e vai liderar nove das 18 capitais de distrito (contra cinco do PS) e as duas capitais das Regiões Autónomas.
Vale lembrar que os sociais-democratas tinham também apontado como meta encurtar a distância para o PS, que passou de 63 para 35 com os resultados das eleições.