• Notícias
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
  • Login
Paivense
  • Notícias
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
Paivense
No Result
View All Result
Home País

Rovisco Duarte barrou PJ durante 5 horas após recuperação das armas de Tancos

19 de Outubro de 2018
Reading Time: 3 mins read
A A
0
Rovisco Duarte barrou PJ durante 5 horas após recuperação das armas de Tancos
Share on FacebookShare on Twitter

(dr) presidencia.pt

O ex-Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte.

O ex-Chefe de Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, proibiu a entrada da Polícia Judiciária na base de Santa Margarida, no dia em que apareceram as armas roubadas em Tancos. Os inspectores só conseguiram entrar no campo militar após cerca de cinco horas à espera.

Este dado é avançado pelo jornal Expresso que salienta que Rovisco Duarte, que nesta semana se demitiu do cargo de Chefe de Estado-Maior do Exército (CEME), deu ordens para que a Polícia Judiciária (PJ) só entrasse com um mandado judicial no Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), onde estavam guardadas as armas roubadas em Tancos, após terem sido encontradas na Chamusca.

A informação consta do documento entregue no Ministério Público (MP) pelo ex-chefe de gabinete de Azeredo Lopes, que se demitiu do cargo de ministro da Defesa. O “memorando” entregue pelo tenente-general Martins Pereira inclui uma “fita de tempo” que “descreve os passos da recuperação das armas”, de acordo com o que apurou também o Diário de Notícias (DN).

Martins Pereira recebeu esse “memorando” do então director da Polícia Judiciária Militar (PJM), o coronel Luís Vieira, e do ex-porta-voz dessa força policial, o major Vasco Brazão, ambos envolvidos na investigação judicial ao processo de recuperação das armas.

O documento divulgará a verdade do que aconteceu, incluindo, nomeadamente, “a condição, alegadamente imposta por um dos presumíveis autores do assalto”, de que a PJ deveria “ser afastada” do processo de entrega das armas, como cita o DN.

Na “fita de tempo” dos acontecimentos, está inscrito que o próprio general Rovisco Duarte proibiu a entrada dos inspectores da PJ no CMSM, quando estes quiseram averiguar as armas que tinham sido recuperadas.

A PJM resgatou o material de guerra roubado em Tancos na madrugada de 18 de Outubro, mas só informou o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e a PJ desse facto por volta das 10 da manhã desse dia, como constata o Expresso.

Quando os agentes da Unidade Nacional de Contra-Terrorismo (UNCT) da PJ chegaram a Santa Margarida, para ver as armas recuperadas, foram proibidos de entrar e só o conseguiram fazer cerca de cinco horas depois, quando o comandante do Campo Militar recebeu um despacho judicial.

O gabinete de Rovisco Duarte, quando ainda estava em funções como CEME, negou este dado, garantindo ao Expresso que o general “não teve interferência sobre esta questão”.

O que é certo é que o episódio contribuiu para agravar as suspeitas quanto à actuação dos militares neste processo. Essas suspeitas confirmaram-se depois, com uma chamada anónima apontando para a encenação preparada pela PJM, em conjugação com o suspeito do assalto, para a recuperação das armas.

PSD estranha “dissonância de explicações”

Entretanto, o PSD critica a forma como Rovisco Duarte se demitiu, nomeadamente a “dissonância de explicações” que apresentou.

“O CEME alegou aos órgãos de soberania que saía por razões de natureza pessoal e disse aos seus pares do Exército que saía por razões de natureza política“, frisa o líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, considerando que “este é um facto da maior gravidade”, conforme declarações citadas pelo Correio da Manhã.

O PSD equaciona, assim, chamar ao Parlamento o novo ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, para dar explicações, prometendo ir “até às últimas consequências” no caso de Tancos, como nota Negrão.

João Gomes Cravinho designou, entretanto, o tenente-general José Nunes da Fonseca como novo CEME. A escolha deverá agora ser formalmente aprovada e anunciada pelo Presidente da República.

Fonte: ZAP

Tags: DefesaNacionalPJTancos
Previous Post

Vieira da Silva admite período de transição nas reformas antecipadas

Next Post

Raspadinha rende mais de 100 milhões à Segurança Social

“Explicar” as tradições de Viana do Castelo para os lusodescendentes

“Explicar” as tradições de Viana do Castelo para os lusodescendentes

Ígor Lopes apresentou livro sobre os bastidores da festa em honra de Nossa Senhora da Agonia O jornalista e escritor...

Presidente português esteve no Brasil para homenagear Saramago, Gago Coutinho e Sacadura Cabral

Presidente português esteve no Brasil para homenagear Saramago, Gago Coutinho e Sacadura Cabral

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, realizou uma visita oficial ao Brasil entre os dias 2 e 4...

CCRB promove “Dois Pratos de Conversa com” a premiada escritora Deana Barroqueiro

CCRB promove “Dois Pratos de Conversa com” a premiada escritora Deana Barroqueiro

A Câmara do Comércio da Região das Beiras (CCRB) vai realizar, no dia 23 de julho, pelas 12h, no rooftop do tradicional...

Cuidado com as altas temperaturas que se farão sentir esta semana

Cuidado com as altas temperaturas que se farão sentir esta semana

Segundo o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas muito elevadas que se têm feito sentir...

TAP “recria” voo histórico de Gago Coutinho e Sacadura Cabral de 100 anos atrás

TAP “recria” voo histórico de Gago Coutinho e Sacadura Cabral de 100 anos atrás

Em 1922, foram necessárias mais de 60 horas de voo e oito escalas para Gago Coutinho e Sacadura Cabral completarem...

Portugal é o país convidado de honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Portugal é o país convidado de honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Entre os dias 2 e 10 de julho, acontece a 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo,...

Next Post
Raspadinha rende mais de 100 milhões à Segurança Social

Raspadinha rende mais de 100 milhões à Segurança Social

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

De Castelo de Paiva para todo Portugal

Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos

profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência

Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

  • Notícias
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
  • Login

© 2021 De Castelo de Paiva para todo Portugal. Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In