A situação é alarmante. Habitantes do concelho denunciaram ao Jornal Paivense um problema que, segundo os mesmos, é recorrente. Trata-se de uma falha no aquecimento das Escolas Básica e Secundária de Castelo de Paiva.
Isto tem tornado o inverno dos estudantes ainda mais frio e a permanência em sala de aula desconfortável, em um ambiente que pode chegar a temperaturas próximas do zero grau celsius. No entanto, apesar das baixas temperaturas, o aquecimento segue desligado e sem manutenção.
De acordo com denúncias da população, o problema é antigo, já perdura por anos, e tem sido ignorado pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
“Antigamente ninguém tinha frio nas salas aula. Hoje fizeram obras gigantes do melhor ar condicionado, caríssimo pois é mas o dito aquecimento está desligado. Quando um professor nos diz que congela dentro das salas imaginem os miúdos sentados”, falou ao Jornal Paivense uma das habitantes do concelho.

“O problema perdura há alguns anos, mas a câmara ignora nossas queixas. Já nem consigo enumerar as vezes em que procurei-os para tratar da questão, sem sucesso”, denuncia outro habitante do concelho.
“minha filha está há dias seguidos sem aula de Educação Física devido a nao ter água quente. Na EB2,3 os aquecedores são levados de casa. Pago impostos em dia mas tudo segue ruim, pior do que antes”, afirma a mãe de uma estudante.
A população de Castelo de Paiva, em especial professores e alunos, buscam por uma solução.