Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Tâmega e Sousa apresenta obra com 25 relatos sobre a imprensa regional e o 25 de Abril
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Tamega e Sousa - Tâmega e Sousa apresenta obra com 25 relatos sobre a imprensa regional e o 25 de Abril

Tamega e Sousa

Tâmega e Sousa apresenta obra com 25 relatos sobre a imprensa regional e o 25 de Abril

O evento terá lugar na sede da instituição, localizada em Penafiel, marcando um momento de celebração e análise sobre o impacto da Revolução dos Cravos na região.

Last updated: 20 Maio, 2026 0:20
Redação/Paivense
Share
SHARE

Penafiel, Portugal – A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa organiza, no próximo dia 27 de maio, pelas 17h00, a apresentação da obra intitulada Ecos do 25 de Abril na Imprensa do Douro, Tâmega e Sousa. O evento terá lugar na sede da instituição, localizada em Penafiel, marcando um momento de celebração e análise sobre o impacto da Revolução dos Cravos na região.

Um projeto de preservação histórica

Esta publicação surge como o culminar de um esforço conjunto integrado na Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Douro, Tâmega e Sousa, a RELER. O objetivo central passa por dignificar a memória coletiva e sublinhar a relevância fundamental que os órgãos de comunicação social regionais assumiram durante o processo de instauração da democracia em Portugal.

Reflexão sobre a mudança social

A iniciativa pretende servir de ponto de encontro para uma reflexão profunda acerca do legado deixado pela revolução. O livro explora detalhadamente como os jornais da zona do Douro, Tâmega e Sousa documentaram as profundas transformações políticas, culturais e sociais que emergiram no país, servindo como um arquivo vivo para as gerações mais novas compreenderem o passado recente.

Personalidades convidadas para o debate

A sessão contará com a presença de figuras marcantes da história contemporânea portuguesa para uma conversa aberta ao público. Rodrigo Sousa Castro, Capitão de Abril e elemento do histórico Grupo dos Nove, estará presente ao lado do escritor António Mota. Ambos possuem uma ligação estreita com o território e são vozes autorizadas para discutir o significado do 25 de Abril e o seu reflexo na atual sociedade portuguesa.

Detalhes sobre a participação

A entrada para este evento é inteiramente gratuita, embora a participação esteja sujeita à lotação máxima da sala. Por esta razão, os interessados devem obrigatoriamente formalizar a sua inscrição através do formulário digital disponibilizado pela organização, garantindo assim o seu lugar nesta tarde dedicada à memória e à cultura regional. https://forms.office.com/e/1aRVEuZfqH

TAGGED:25 de abrilAbrilabril penafielbibliotecasCastelo de PaivaCinfãescomunidade intermunicipaldemocraciaHistóriaimprensa regionalJornalismomemória coletivaobra compaivensePenafielPortugalpróximo diaregiãorelatos sobrerevolução dos cravosRodrigo Sousa Castrosousa apresentasousa organizaTâmegaTâmega e Sousa
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Ricardo Cardoso, presidente da autarquia, aprova investimento em acessos e na GNR local
Next Article person taking photo using Canon camera in shallow focus lens Concurso de fotografia ODS PHOTO do ISCE Douro termina votação pública no dia 22 de maio
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Cinfães recebe Noite Primavera Branca com três palcos de música no próximo dia 6 de junho

Cinfães, Portugal – A vila de Cinfães transforma-se por completo no próximo dia 6 de junho, altura em que a…

Lyon: Celebração da língua portuguesa aconteceu com apresentação de livro de Ígor Lopes no Consulado-Geral de Portugal

Na abertura oficial da cerimónia, o cônsul-geral de Portugal em Lyon, João…

person taking photo using Canon camera in shallow focus lens
Concurso de fotografia ODS PHOTO do ISCE Douro termina votação pública no dia 22 de maio

Os interessados em participar na escolha das melhores imagens têm até ao…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?