O coronavírus (COVID-19) é uma infecção veloz originária da China, que se espalhou para mais de 110 países e já matou mais de 4.600 pessoas.
Enquanto a grande maioria dos casos está na China, o vírus agora está se espalhar mais rapidamente fora do país do que dentro. A Itália, até agora, tem o maior número de infecções confirmadas fora da China.
Alguns factos sobre o COVID-19
- O surto de vírus agora é uma pandemia
Um aumento no número de casos confirmados do novo coronavírus internacionalmente levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar sua propagação uma pandemia global, que é quando uma doença infecciosa passa facilmente de pessoa para pessoa em várias partes do mundo ao mesmo tempo.

O chefe da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que fora da China, o número de casos do vírus, que causa sintomas semelhantes a pneumonia, aumentou 13 vezes em duas semanas.
Mais de 80.900 pessoas na China foram infectadas com coronavírus desde seu surgimento na cidade de Wuhan, província de Hubei, em dezembro, mas agora também existem 43.500 casos fora do país, segundo dados da OMS.
O departamento de Ciências de Sistemas e Engenharia da Universidade Johns Hopkins, nos EUA. explica em comunicado que o mapa interativo foi construído porque “achamos importante que o público possa entender a evolução do surto, com fontes de dados transparentes, no decurso do tempo”, explica Lauren Gardner, professor de engenharia civil e um dos diretores do departamento.
Carregue no link para aceder ao mapa interativo actualizado do surto de COVID-19: https://coronavirus.jhu.edu/map.html